Resenha sobre desenvolvimento humano
Por: Caroline Silva • 5/4/2022 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
Aluna: Caroline Beatriz Pereira da Silva
RA 126906713198 NOTURNO 1ª semestre
Professora: Maria Lúcia
Disciplina: Desenvolvimento Humano I
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUA EVOLUÇÃO
Com o advento da história e do cotidiano, um novo enfoque tomou conta dos estudos de desenvolvimento humano, que é um campo de investigação científica relativamente novo referente a estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos (infância, adolescência e envelhecimento).
Charles Darwin, o criador da teoria da evolução e pioneiro no estudo do comportamento infantil narra os primeiros indicativos comportamentais de emoções do filhote humano, colocando-se questões sobre as capacidades do bebê, como eles aprendem e como se comunicam e assim levantando hipóteses sobre possíveis significados de certos comportamentos, fundamentais para o estudo até os dias atuais.
No final do século XIX, filósofos e cientistas se questionam e argumentam a respeito da relação da natureza e da experiência. Posteriormente em meados do século XX se obteve trabalhos de teóricos como Sigmund Freud e Jean Piaget à respeito dos estágios de desenvolvimento, destacando sua influência no comportamento natural no ciclo de vida.
Hoje seus objetivos evoluíram para incluir descrição, explicação, previsão e modificação do comportamento e devido sua complexidade se expande em um amplo espectro de campos de estudos, tais como psicologia, antropologia, sociologia e biologia.
As mudanças estão ocorrendo através dos progressos tecnológicos e no entendimento à medida que novas investigações questionam ou se apoiam naquelas que as antecederam.
Cientistas do desenvolvimento humano estudam dois tipos de mudança: quantitativa e qualitativa. Sendo quantitativa as que podemos mensurar em números, como observamos nas questões do crescimento ponderal, como por exemplo a altura ou peso. Já as mudanças qualitativas se passam no tipo, na estrutura ou na organização, como ocorre pela passagem da dependência de cuidados até a autonomia do indivíduo na sua realização.
A mudança e a estabilidade ocorrem em vários domínios ou dimensões, do eu e estão interligados entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, constituindo um processo unificado.
Os principais desenvolvimento típicos em oito períodos:
- PERÍODO PRÉ-NATAL ( no desenvolvimento intrauterino)
- PERÍODO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (do nascimento até os 3 anos de idade)
- PERÍODO DA SEGUNDA INFÂNCIA ( dos 3 aos 6 anos de idade)
- PERÍODO DA TERCEIRA INFÂNCIA (entre 6 e 11 anos de idade)
- PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA (período entre a infância e a idade adulta)
- PERÍODO INÍCIO DA VIDA ADULTA (dos 20 anos até os 40 anos de idade)
- PERÍODO DA VIDA ADULTA INTERMEDIÁRIA (dos 40 aos 65 anos de idade)
- PERÍODO DA VIDA ADULTA TARDIA (a partir dos 65 anos)
Apesar dessas diferenças, os cientistas sugerem que certas necessidades básicas precisam ser satisfeitas e certas tarefas precisam ser dominadas durante cada período para que ocorra um desenvolvimento normal.
Algumas influências normativas ou individuais vivenciadas durante o desenvolvimento fazem uma pessoa ser diferente ou não da outra de acordo com a ligação a grupos sociais, pois entramos em contato com hereditariedade e a partir daí vamos nos constituindo e nos diferenciando pela experiência e interação com o meio social. Influenciando e sendo influenciado pelo ambiente interno e externo, por isso é preciso observar como o momento da ocorrência pode afetar o impacto de certas influências.
...