Resenha Hotência de Abreu Gonçalves
Por: johnwilsonc • 22/4/2015 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
A leitura não é muito praticada por alunos do nível superior. Os acadêmicos não tem o hábito de ler, acham chato e acabam lendo de forma errada, sem realmente compreender o que está escrito. É também uma forma de interagir com o mundo absorvendo o conteúdo que o autor passa em seu texto de variadas formas.
A evolução da tecnologia trás um agravante nessa questão, com a facilidade da informação na nova era veio também o desestímulo à leitura e escrita. Mesmo que a leitura enriqueça o conhecimento no geral, e torne o leitor mais apto a outras atividades, acaba não sendo muito praticada. Então essa leitura ampliadora de conhecimento deve ser estimulada desde o inicio da aprendizagem. As universidades devem proporcionar aos acadêmicos métodos diversificados de incentivo à leitura para que eles por si só despertem prazer por ler.
O leitor precisa estar comprometido com a leitura, afinal, ler é um processo amplo de compreensão e torna-se uma cadeia onde o que se lê agora é influência para o que será lido futuramente. O problema dos acadêmicos que não tem o hábito de ler inicia-se muito antes desse chegar à universidade, já que a leitura não é estimulada no ensino básico. Considerando que a leitura é algo essencial ao aprendizado, o aluno deve por em prática sua leitura para que possa assim tirar proveito do que se leu de forma diversificada.
Assim sendo, faz-se necessário que o acadêmico interesse-se mais pela leitura e o docente busque, enquanto formador de cidadãos e profissionais, incentive-o a ler. Visto que ler é uma importante ferramenta de conhecimento, torna o individuo leitor mais crítico, lhe proporciona outra visão de mundo entre outros tantos benefícios proporcionados por essa prática.
...