Resenha do Ulimo Samurai
Por: GustavoBitten • 29/2/2020 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
RESUMO : O ÚLTIMO SAMURAI –
O filme se passa no Japão, mais precisamente no final do século XIX durante as reformas da restauração Meiji. Neste período, a autoridade do imperador do Japão foi restaurada. Criando um governo centralizado e que conduzia diversas reformas modernizantes do país, motivado pela competição das potências européias, para isto, foi formado o exercito japonês com a consultoria de militares estrangeiros, afim de garantirem as mudanças que era fortemente recusadas pelos samurais que buscavam manter as origens e tradições milenares.
Precisando de alguém experiente para treinar e comandar suas tropas para lutarem, o imperador contrata o capitão Algren, experiente oficial norte americano que atuou na luta contra os índios. O americano é obrigado a rapidamente levar seus comandados ao embate contra os samurais, e vê suas tropas serem aniquiladas sendo ferido e levado como prisioneiro.
Com o tempo vai conhecendo a língua, os costumes e principalmente os valores e ideais que faziam com que os samurais colocassem a própria vida para garantir a manutenção de suas tradições milenares, origens e raízes e se vê um dilema.
O conhecimento e convívio de Algren com a comunidade de samurais, foram preponderantes para que mais tarde, o capitão americano se sentisse parte da comunidade e de seus valores e buscasse lutar com os samurais pelos mesmos ideais.
O filme transmite em sua essência o perfeito significado da palavra honra onde os samurais literalmente honravam suas tradições , princípios e origens e estavam dispostos a dar a vida por isto.
O filme “O último samurai”, nos trás uma grande visão do valor e peso das tradições e cultura ancestral do povo japonês, aliado a importância dos samurais na manutenção destes valores.
Por fim, gostaria de transcrever uma frase que retrata bem a essência do samurai e de sua importância na cultura oriental, além de servir como mantra para o dia a dia de qualquer cidadão. “ Desde o momento que acordam se dedicam a perfeição do que quer que eles busquem”
...