Resenha do filme “Vista minha pele”
Por: Miloca18 • 10/10/2019 • Resenha • 674 Palavras (3 Páginas) • 573 Visualizações
Autora: Milena Dias de Oliveira
Resenha do filme “Vista minha pele”
O filme relata a nossa realidade só que de forma invertida onde o branco sofre o preconceito racial dos negros e mostra o quanto isso pode ser prejudicial na vida escolar de um aluno que sofre de racismo, bule e etc.
Ademais este filme faz imaginar e pensar e relatar o quanto realmente os negros passaram e viveram a logos tempos e que ainda passam diariamente nos dias atuais o sofrimento que é passar por preconceitos raciais e também de ser excluído em seu meio social por conta da cor da pele, também se faz ainda mencionar que o indivíduo venha ter consciência e aprenda a ter empatia, ou seja, se coloque no lugar do outro sempre que for necessário.
Resta salientar que no filme há fortes cenas em que uma pessoa descrimina demais a outra por ser diferente dela por conta da cor da pele, logo havendo evidencias de desigualdades relativas às diferentes étnico-raciais quando é demonstrado em algumas cenas do filme o respeito ou a falta de respeito entre elas.
No entanto esse é um problema em que não era mais para existir em uma sociedade de um povo mestiço e que a todo instante se fala em igualdade e fraternidade. Urge ainda mencionar que já não são aceitáveis pessoas que ultrapassam de sua responsabilidade étnico e social quando na realidade passam por cima de outro indivíduo por ser inferior, para ganhar vantagem, sendo assim o que resta é lutar contra a discriminação desses indivíduos e se conscientizar a respeito dessa luta contra o preconceito e a injuria racial.
Restando ainda mencionar que no final Maria a protagonista do filme descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais possibilidade a mesma tinha de convencer o outro indivíduo de sua chance de vencer e sair vitoriosa.
Entretanto apesar da resistência e das dificuldades nas vendas dos bilhetes, ela a protagonista do filme mais a sua amiga não se intimidou e foi à luta e conseguiram vender todos os carnês e ingressos. Vale ressaltar que o esforço de Maria para ser “Miss Festa Junina” da escola era enorme, pois ela tinha que superar o padrão de beleza imposto pela mídia, em que só o negro era valorizado.
Enfim já Sueli a sua rival, não teve dificuldades nenhuma para vender seus votos, pois tinha todos os requisitos para ser miss, além de ter um rosto bonito, era negra, alta, magra e muito simpática, logo era admirada por todos na escola. Sendo assim, era a garota perfeita.
No entanto, chega o grande dia da contagem de votos para saber quem seria a vencedora e quem ficaria com o título tão disputado e desejado.
Vale lembrar que era um momento de aflição para Maria, pois estava apreensiva com o resultado, porém descobriu que no meio dessa luta ela se fortaleceu, mesmo que não ganhasse como “Miss Festa Junina”, mesmo assim sairia vencedora.
Contudo a coitada da pobre menina branca era determinada e tomou consciência de sua condição e descobriu que poderia lutar pelos seus objetivos e lutar e enfrentar qualquer situação adversa. Entretanto demonstrando que a cor de sua pele não era um obstáculo para conquistar seus ideais e objetivos em sua vida.
Portanto, o filme relata sobre a discriminação racial e o sofrimento de um povo, branco e negro, que convive a todo momento com o preconceito e a injuria racial e descobre que é através de batalhas e na busca de seus objetivos, e sem medo de errar ou aceitar e com muita determinação, é que podemos lutar contra a desigualdade social e o preconceito racial e a injuria racial, fazendo com que esse quadro venha a ser revertido e essa situação venha mudar para melhor, em quem podemos viver em um mundo sem preconceitos e colorido, onde todos são iguais perante a lei e a nossa carta magna que é a nossa Constituição Federal 1988.
...