Resenha sobre Empregabilidade
Por: RodrigoKiller • 29/6/2017 • Resenha • 711 Palavras (3 Páginas) • 1.731 Visualizações
Resenha crítica do texto: Empregabilidade
Salvador
2017.1
Resenha crítica: Empregabilidade
Com o passar dos tempos, e o surgimento de novas tecnologias o empregado tem que ser cada vez mais flexível no mercado de trabalho ou na empresa onde trabalha, pois caso ele não tenha o pensamento assim, cada vez mais ele irá perder seu espaço no mercado de trabalho, que cada dia está mais competitivo e cruel. O mercado de trabalho atual está muito competitivo, e exigente com os profissionais, que precisam ser flexíveis, polivalentes, não, apenas com seus conhecimentos e habilidades especializadas em áreas restritas, mas ter a mente aberta para saber que sempre temos que aprender mais, tornando-se polivalente em conhecimentos e atividades, e dessa maneira se manter no mercado de trabalho.
No século XXI, as empresas sofreram mudanças constantes referentes a influencias externa e ainda interferem em seu planejamento, na parte de métodos processos e estratégias, assim redundando na determinação de novas exigências e requisitos para a contratação de novos profissionais.
Já agora, cada vez mais o mercado de trabalho exige por candidatos capacitados e devidamente preparados para assumir e contribuir em suas operações. A globalização com seu avanço trouxe consideráveis mudanças, removendo barreiras, muros e fronteiras, reduzindo distancias unindo e aumento o intercâmbio e o relacionamento entre as nações. As organizações que por sua vez foram motivadas pelas mudanças no panorama econômico e mundial também atravessaram momentos diferenciados e de intensa revisão e transformação organizacional.
Disso que tiramos o termo empregabilidade, que é entendida como a condição de ser empregável, e a capacidade e a capacidade do profissional se manter ou encontrar um novo emprego. Embora sem uma definição precisa nos dicionários, o que caracteriza o termo com jargão, é bastante utilizado por empregadores e empregados, basicamente teve seu termo utilizado na década de 90, com o aquecimento da economia mundial, e com isso tudo fez com que os profissionais tivessem que buscar atingir níveis maiores de desenvolvimento pessoal para manter-se ineridos no mercado de trabalho.
Com isso é fundamental o planejamento de sua carreira, pois desse jeito você traça o caminho a ser percorrido e que tenha uma direção bem definida, por uma via a ser estabelecida por meio de autoconhecimento, de forma a contemplar as particularidades de cada pessoa, é capaz de conduzir o indivíduo a auto realização profissional. A gestão de carreira aparecerá cada vez mais como um instrumento de luxo reservado à nova aristocracia profissional formada por aqueles que têm um emprego permanente.
Assumir o controle de sua própria carreira, desenvolvê-la e gerenciá-la a fim de melhorar sua ‘empregabilidade’, assim teria que ser o pensamento de todo profissional, pois pensando dessa maneira ele já poderá ir traçando seu caminho a ser percorrido e obter satisfação e prazer com o trabalho. Hoje independe da área de atuação as pessoas precisam atualizar-se para não ficarem para trás na “briga” pela conquista e manutenção do emprego.
...