Residuos Solidos Cidade de Nortelandia
Por: monica123santos • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.721 Palavras (7 Páginas) • 188 Visualizações
Projeto de Destinação de Resíduos Sólidos do Município de Nortelândia (Mato Grosso)
Nome do Projeto: Eco Lândia
Apresentação
Nortelândia conhecida tabém como: Terra da Felicidade é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º27'17" sul e a uma longitude 56º48'10" oeste, estando a uma altitude de 244 metros. Sua população estimada em 2010 é de 6 436 habitantes. Possui uma área de 1355,71 km².
O município de Nortelândia foi desmembrado do território de Diamantino. O município foi o único município, entre todos os municípios de mato-grossenses a receber duas leis de criação, cada uma com uma denominação, ocorrendo que a segunda não explicou a anulação da primeira.
A lei nº. 686, de 11 de dezembro de 1953, foi publicada no Diário Oficial de 15 de dezembro de 1953, página 3.
A seguir saiu outra Lei, de nº. 712, de 16 de dezembro do mesmo ano. Publicada no Diário Oficial de 18 de dezembro, página 2.
Pela lei nº. 686, a denominação é Santana dos Garimpeiros, nome popular pelo qual o lugar era conhecido. E pela lei nº. 712, a denominação é Nortelândia, denominação escolhida para enaltecer e homenagear os fundadores do lugar, os nordestinos, erroneamente chamados de nortistas.
O Município concentra quase toda a população na cidade de Nortelândia, sendo ocupado por grandes fazendas. Apenas se nomeiam os povoados ou pequenas comunidades: João Paulo – região garimpeira; comunidade do Santaninha, região de agricultura e pecuária; comunidade Ascari e comunidade da Colônia Macaúba.
Os garimpos manuais foram substituídos por dragas de maior capacidade, gerando o assoreamento do histórico Rio Santana.
Objetivo Específico
Possibilitar a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade;
Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos moradores da comunidade;
Fazer a classificação dos resíduos em papel, vidro, metal, plástico, inservível e orgânico em todo complexo. Destinando a cada tipo de resíduo o melhor fim possível;
Realizar trabalhos de Educação Ambiental em toda comunidade.
Objetivo Geral
Destinação ambientalmente correto dos resíduos sólidos do munícipio de Nortelândia, em conformidade com a Lei 12.305/2010,que trata da política nacional de resíduos sólidos e destaca a Responsabilidade compartilhada, a Logística Reversa e os Planos Municipais, Estaduais e o Federal de Resíduos Sólidos.
CRONOGRAMA DO PROJETO
Elaboração do Projeto
Execução do Projeto
Encerramento e Prestação de
Contas 2015
Set/14 Ou/14 Nov/14 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/Julh/15 Ago/15 Set/15 Ou/15 Nov/15
x x x
ESTIMATIVA DE INVESTIMENTOS
Ações Unidade de Gerenciamento Projeto Fontes de Financiamento Porcentagem
Maquinas e Equipamentos 4 milhões Governo Federal 50%
Serviços de Terceiros 1 milhão Governo Estadual 30%
Custo da UGP 0,5 milhão Fonplata 15%
Consultoria Técnica 0,10 milhão Próprio 5%
Outros 0,5 milhão
Total R$ 6 milhões
ESTIMATIVA DE CUSTOS (DESPESAS)
Ações Valores
Salários e Encargos
Diárias
Material Consumo
Equipamentos e Utensílios
Gestão e Monitoramento
Deslocamento/Locação
Prospectar parceiros
Total R$
A+ B
História
Na tentativa de se restabeleceram os primórdios dos Municípios do Norte Matogrossense, é forçado retroceder com o estudo até os tempos da descoberta da cédula mater da civilização do Oeste-Cuiabá.
As levas que partiram de Cuiabá para todos os quadrantes, dominando por igual o índio e a natureza, que se rivalizavam em ferocidade exterminadora, escreveram páginas de heroísmo que se lhes poderia atribuir a beleza do horrível. O ouro e o diamante eram os vigorosos estímulos que os impulsionavam à procura de novas manchas: tão logo, os minérios preciosos escasseavam nas catas superficiais, por imperícia ou deficiência de meios apropriados. Dessa fase, iniciada em 1931 são as descobertas de Sant’Ana da Chapada, Sararé, Galera e Arinos.
Conta-se que Antônio Pinheiro de Faria, sertanista ousado, ter-se-ia descoberto ouro nas cabeceiras do Arinos, e para lá, enviou Antônio Almeida Falcão, os seus filhos Paschoal e José, que, de Mato Grosso, procuraram o Jaurú, pelo qual rodaram até sua barra, transmontando, em seguida, o Paraguai. Possivelmente essa penetração, ocorrida em 1745, pisou por primeiro as terras do atual Município de Nortelândia, sem que, entretanto, lhe entremostrassem as gemas preciosas, que foram descobrir bem mais ao norte, no Arraial de Santa Isabel.
Em 1747, Antônio Pinto de Azevedo, igualmente palmilhou essa mesma região, um pouco ao Sul, onde, erigiu o Arraial de Nossa Senhora do Parto, próximo à atual Cidade de Diamantino. Mais uma vez se esconderam aos bandeirantes as minas de Nortelândia, fato que se repetiria por muitos anos. Com a abertura da exploração das minas diamantíferas que se achavam interditadas, descobriram a de São Joaquim, no Rio Sant ‘Ana, franqueada ao público em 1815, esta, já na região de Nortelândia.
A abertura da navegação pelo Rio Arinos ao Pará, ensejou novas incursões pelo município através, das águas
...