Responsabilidade
Seminário: Responsabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juhcarol • 18/11/2014 • Seminário • 381 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Responsabilidade é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outrem. É uma obrigação jurídica concluída a partir do desrespeito de algum direito, no decurso de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Também pode ser a competência para se comportar de maneira sensata ou responsável. Responsabilidade não é somente obrigação, mas também a qualidade de responder por seus atos individual e socialmente.
Determinismo versus livre-arbítrio[editar | editar código-fonte]
O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que, se não há livre-arbítrio, não pode haver responsabilidade individual, pois as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não haveriam sido praticadas de livre e espontânea vontade.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Responsabilidade
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Determinismo, liberdade e responsabilidade moral
Accountability
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Compartilhar no Facebook
O que é Responsabilidade Social:
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
A responsabilidade social implica anoção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.
Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação as organizações. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.
...