TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade De Quem?

Tese: Responsabilidade De Quem?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidade de quem?

Nos ultimos anos, a mobilidade urbana ganhou destaque nas discussoes, sejam tecnicas, cientificas ou mesmo populares. No geral, nas cidades brasileiras, os modos coletivos não atendem as necessidades da populaçao e tem sido objeto de manisfestaçoes e discussoes que solicitam melhoria. Todavia, o que foi feito ao longo deste tempo? Quais medidas para sua melhoria foram adotadas e já podem ser percebidas? Cabe ainda responder a uma questão: de quem é este problema? Ou melhor, de quem é a responsabilidade em resolvê-lo?

O transporte público coletivo, como dito pelo próprio termo, é público, cabendo sua gestão ao poder municipal, estadual, ou ambos, dependendo do modelo de gestão adotado. É o poder público que tem a responsabilidade de garantir a adequada prestação do serviço, que hoje enfrenta dois grandes problemas: a falta de infraestrutura prioritária, obrigando no caso dos ônibus que os mesmos concorram por espaço com os automóveis nas vias, baixa qualidade de terminais, abrigos e calçadas, dentre outros; assim como um modelo de financiamento falido, no qual o usuário é quem financia, na maioria das vezes, um sistema e um serviço que atendem toda a sociedade.

É necessária uma parceria entre empresas privadas contratadas e poder público, na busca pela qualidade do sistema e do serviço.

A responsabilidade também é da sociedade. Para efeito didático, podemos dividi-la em usuários diretos do serviço e não-usuários (diretos) do serviço. Os usuários devem pleitear um transporte público de melhor qualidade, com mais investimentos e mais infraestrutura relacionada ao serviço e à cidade, atribuições estas do poder público. Os não usuários também beneficiam-se do serviço, de forma indireta, seja com relação ao funcionamento das atividades da cidade que necessitam do transporte coletivo, seja com relação à melhoria da circulação dos demais modos de transporte, desde que haja investimentos adequados e racionalização do uso do automóvel para benefício dos demais modos.

A melhoria da cidade e da mobilidade passa pela melhoria do transporte público coletivo. Um não acontece sem o outro. E para que o transporte público consiga melhorar e atingir o nível de qualidade que atenda toda a sociedade, é imprescindível um pacto entre o poder público, as empresas contratadas e a sociedade. A melhoria do transporte público só será possível se estes três agentes assumirem suas responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com