TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade E Comprometimento

Artigos Científicos: Responsabilidade E Comprometimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Quais os significados de Responsabilidade e Comprometimento?

 Responsabilidade

Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros.

Caráter ou estado do que é responsável.

A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa “responder, prometer em troca”.

Na nossa sociedade a responsabilidade é uma característica muito apreciada e muito procurada, especialmente no mercado de trabalho, onde um trabalhador responsável é devidamente recompensado pela sua responsabilidade.

 Comprometimento

Ação de comprometer, comprometer-se.

Comprometer-se é mais que estar envolvido, interessado, obrigado, responsabilizado. É colocar paixão no que faz, dar sempre o “algo mais”, se destacar apresentando diferentes soluções, aliando empenho, iniciativa e criatividade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. O Comprometimento é Fundamental

Um dos maiores desafios dos gestores das empresas é conquistar a lealdade de seus colaboradores. Uma tarefa não muito fácil, porém de fundamental importância para a produtividade de uma organização.

Se analisarmos a fundo comprometimento perceberemos que não é somente na vida profissional que a concentração de energia para se fazer algo importante é fundamental. Porém, não devemos confundir comprometimento com obrigação ou esforços negativos na direção de um objetivo, porque se assim foi considerado acabamos por distanciar a determinação e a devoção para se fazer algo.

Portanto, uma organização que não tiver uma cultura de comprometimento, perderá sua força competitiva. As grandes equipes vitoriosas demonstram que comprometimento faz diminuir as deficiências técnicas e também permite ampliar a força do grupo, criando o trabalho de equipe com fortes características de time unido e motivado na direção dos mesmos propósitos.

As empresas devem desenvolver três fatores que são considerados determinantes para o desenvolvimento do compromisso efetivo dos colaboradores:

1 - Clima positivo para o trabalho: Dependerá doa ambiente que a empresa criar para a busca dos resultados. O ambiente é o meio em que se desenvolvem os relacionamentos interpessoais. É possível afirmar que todos os colaboradores da empresa são responsáveis pelo clima, porque cada um pode estar consciente sobre como se relaciona com todos no ambiente de trabalho, conscientizando-se de que sempre é possível fazer melhor.

2 - Comunicação Transparente: Significa estabelecer uma relação amistosa, visando a aproximação de todos para o mesmo propósito. A falta de comunicação transparente gera conflitos, desentendimentos, “panelinhas e organização informal” e principalmente, “achismo” para tudo.

3 - Treinamento/Aprendizagem constante: O treinamento apropriado é aquele que forma o conhecimento, ou seja, é quando a informação se adapta a realidade e produz soluções.

Deixamos claro, portanto, que as empresas precisam proporcionar um ambiente agradável para o trabalho, possibilitando condições para que as pessoas se sintam bem no que fazem. Não se pode esquecer que o comprometimento da empresa vem em primeiro lugar e que uma empresa comprometida com seus colaboradores é aquela que se preocupa em investir primeiramente no capital humano.

2.2. Comprometimento e Responsabilidade no Trabalho

Nas empresas é comum encontrar indivíduos que insistem em levar o pensamento “to nem aí” para o trabalho, “to nem aí” para a qualidade do serviço, “to nem aí” com o uniforme da empresa, “to nem aí” com a organização do meu espaço de trabalho, “to nem aí” para a satisfação do cliente, etc. Isso revela a falta de comprometimento e a ausência de responsabilidade naquilo que fazem.

Comprometimento é uma questão de responsabilidade, ou seja, ser responsável significa ser aquele que responde por algo, é estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo, tarefa ou empresa.

Existem dois times dentro de qualquer empresa: os comprometidos e os descomprometidos.

O time dos comprometidos é composto por aqueles que agregam muito valor para uma empresa. Eles oferecem o que há de melhor, não importando qual é a situação em que se encontram. Eles fazem o máximo que podem, usam o que têm, pois aprenderam que o melhor que podem fazer é o melhor para se fazer em cada agora.

Já o time dos descomprometidos é formado por aqueles que influenciam negativamente o clima da empresa, e muitas vezes nem percebem isso. São pessoas com pouca iniciativa, não se entregam às atividades, executam apenas as funções necessárias e solicitadas. É muito comum a alta rotatividade em empresas, pois aceitam sair do emprego atual por qualquer outra proposta, já que valorizam apenas o aspecto financeiro. Quando surgem problemas em suas atividades profissionais eles se desmotivam facilmente, e por isso não se empenham em resolvê-los. Atualização, desenvolvimento e treinamento não fazem parte da cultura dos descomprometidos.

Pessoas sem objetivos e metas tem mais dificuldade de gerar comprometimento em suas atividades profissionais, pois ela não tem comprometimento nem para com ela própria.

“O indivíduo que não desenvolve comprometimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com