Responsabilidade Social
Por: adm.tco • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 181 Visualizações
O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)?
É o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico e simultâneo a qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo, expressando uma postura ética comprometida a resgatar a cidadania, assumindo uma posição de co-responsabilidade, na busca do bem-estar público, em articulação com as políticas sociais (institutos, fundações, organizações, universidades, comunidade etc.) , ou seja , uma forma filosófica de gestão das empresas.
Que fatores provocam ganho de importância no conceito de RSE a partir da década de 80?
Os fatores que influenciaram no ganho de importância no conceito de RSE a partir da década de 80 foram:
a) a reorganização do capital, que muda o cenário econômico, tendo como pilar a competitividade mundial, regional e local, exigindo um perfil para a indústria e os trabalhadores;
b) aumento das condições de pobreza e da degradação ambiental, que culminou com os movimentos impactantes da ECO (desenvolvimento sustentável).
c) A campanha contra a fome realizada por Betinho;
d) o fortalecimento dos movimentos sociais;
e) as profundas transformações do mundo contemporâneo, provocando a incerteza e a instabilidade como fatores ameaçadores à sobrevivência das organizações empresariais, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização do conhecimento e do progresso;
f) a insuficiência do papel do Estado, implicando nas graves críticas às políticas públicas, marcadas pelo assistencialismo, insuficiências dos recursos e a privatização dos serviços sociais;
g) o crescimento da violência urbana, dentre outros.
Quais as características da RSE?
As principais características da RSE são:
É plural: Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.
É distributiva: A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
É sustentável. Responsabilidade Social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.
É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não bastam apenas os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos preveem que relatórios socioambientais serão compulsórios num futuro próximo.
ISO 26000
Trata-se de uma norma de diretrizes com todos os requisitos para se transformar em um dos principais guias para as organizações no que tange as práticas de gestão social e ambientalmente responsável e surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. E suas principais características são: Responsabilidade, Transparência, Comportamento Ético, Consideração pelas partes interessadas, Legalidade, Normas Internacionais e Direitos Humanos; Abrangendo as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. Sendo aplicadas as ações de cada área citada em suas gestões.
RSE (sustentabilidade) vs VALOR MERCADO ?
RSE (Sustentabilidade) é uma empresa que gera lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos stakeholders que são os funcionários, os clientes, o meio ambiente, a comunidade, entre outras, exigindo-se da mesma mudança de cultura, mudança na política empresarial, implantação de novos conceitos, os quais exigem tempo, paciência, inovação e o trabalho integrado com as partes interessadas, ou seja, exige total mudança de mentalidade na gestão empresarial. Com isso a empresa ganha em imagem, em vendas, pelo fortalecimento e fidelidade à marca e ao produto e valoriza – se na sociedade e no mercado perante a concorrência de oferta e procura com o intuito de maximizar o valor de mercado na presente data, mas não deixando de olhar no futuro.
...