Responsabilidades Profissionais
Tese: Responsabilidades Profissionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nostress • 10/6/2014 • Tese • 467 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
Deveres Profissionais
Todas as capacidades necessárias ou exigíveis para o desempenho eficaz da profissão são deveres éticos.
Sendo o proposito do exercício profissional a prestação de uma utilidade a terceiros, todas as qualidades pertinentes à satisfação da necessidade, de quem requer a tarefa, passam a ser uma obrigação perante o desempenho.
Logo, um complexo de deveres envolve a vida profissional, sob os ângulos da conduta a ser seguida para a execução de um trabalho.
Esses deveres impõem-se e passam a governar a ação do individuo perante seu cliente, seu grupo, seus colegas, a sociedade, o estado e especialmente perante sua própria conformação mental e espiritual.
Distinguem-se, pois, os valores nas tarefas e também a importância destas em face da conduta humana observável perante a execução.
No dizer de Simpson, tais distinções, por si sós, já seriam suficientes para a consideração cientifica do estudo da questão.
Uma vez eleito o trabalho que desempenhará com a habitualidade, o ser se compromete com todo um agregado de deveres éticos, pertinentes e compatíveis com a escolha da tarefa a ser desempenhada.
Existem aspectos e uma objetividade, volvida ao trabalho, que apresenta particularidades próprias e também peculiares a cada especialização, ou seja, há um complexo de valores pertinentes a cada profissão.
É lícito, pois, falar de uma ética profissional, como algo amplo e de uma ética profissional aplicada a determinada profissão, como algo restrito (Ética Profissional Aplicada à Contabilidade, Ética Profissional Aplicada ao Direito, Ética Profissional Aplicada à Medicina etc.).
Conceito originário de dever profissional e escolha da profissão.
Quando escolhemos o que fazer, devemos consultar nossa consciência: se a tarefa é, realmente, a desejável, a condizente com o que nos apraz, e se possuímos pendor para realizá-la.
Nem sempre a escolha coincide com a vocação, mas feita, a eleição, inicia-se um compromisso entre o indivíduo e o trabalho que se propõe a realizar. Tal compromisso, essencial está principalmente volvido para a produção com qualidade, ou seja, para a materialização de todo um esforço, no sentido de se consiga oferecer o melhor trabalho.
O dever nasce primeiro do empenho de escolher, depois daquele de conhecer, e finalmente do de executar as tarefas, com a prática de uma conduta lastreada em valores ou guias de conduta.
Não basta escolher a profissão de administrador, advogado, analista de sistemas, biólogo, contador, engenheiro, jornalista, médico, modelo, odontólogo, professor, químico, seja a que for; é preciso que, ao buscar conhecer a tarefa, haja uma ligação sensível com a mesma, de modo que possa ser prazenteira e ensejar, por isso, a prática sob os influxos do amor e do se faz concretamente desejável.
A gênese, a proveniência do dever é, portanto, a eleição da tarefa. Daí decorrem os compromissos do pleno conhecimento da mesma; tudo se complementa com o dever da qualidade da execução e com uma conduta calorosa, calcada em uma escolha de práticas úteis e causadoras de benefícios.
Essas
...