TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pilares da educação atual e responsabilidades profissionais

Artigo: Os pilares da educação atual e responsabilidades profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA

Engenharia Civil

3º Semestre – Maria Cândida

Nome RA

Luciana Trovato 3708620270

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – RELATÓRIO 1

OS PILARES DA EDUCAÇÃO ATUAL E RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS

São Paulo, 12 de Abril de 2013

OS PILARES DA EDUCAÇÃO ATUAL E RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS

Já houve um tempo em que os conhecimentos apreendidos em sala de aula se fixavam como bagagem para a vida inteira. A aquisição de um diploma era a conquista de uma competência que tornava o aluno preparado para o mercado de trabalho e para a sociedade.

Hoje, a humanidade vive num cenário indiscutivelmente diferente e complexo. O rápido desenvolvimento do mundo do conhecimento, bem como a expressividade da dicotomia entre o pensar e o fazer neste universo contemporâneo proporcionaram o surgimento de um novo contexto educacional. A educação firmou-se como um instrumento imprescindível para exploração e interpretação demandadas por esse novo cenário. O acúmulo de saberes e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos acadêmicos não é mais suficiente para a interação com este novo paradigma social e educacional. Fazem-se necessários o desenvolvimento de habilidades mobilizadoras e articuladoras dos conhecimentos construídos em sala de aula e a prática da realidade do mercado de trabalho e do cotidiano em geral.

Os principais pontos do relatório Delors – Educação: um tesouro a descobrir

Segundo o Relatório Delors, a educação deve ser organizada com base em quatro princípios, também chamados de pilares da educação ou pilares do conhecimento.

Os quatro pilares da educação

São conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

No relatório editado sob a forma do livro: "Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999, a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.

O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.

Aprender a conhecer

É o tipo de aprendizagem que tem por objetivo estimular o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. É preciso que as crianças e os jovens sejam estimulados a descobrir o prazer de estudar. Recomenda-se valorizar a curiosidade e a autonomia dos alunos, para que isso resulte em pessoas capazes de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos e as situações vividas, enfim, pessoas que saibam pensar. Em relação aos adultos, é necessário que o período de permanência na escola ou na faculdade sirva de estímulo para a vontade de se aperfeiçoar e fazer novos cursos. O conhecimento é a chave que levará à compreensão dos diversos aspectos da realidade e que tornará as pessoas mais críticas e analíticas.

Aprender a fazer

É possível aprender a fazer sem, antes, aprender a conhecer? Não. É por isso que esses dois pilares – Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer – são considerados “indissociáveis”, ou seja, um depende do outro. Aprender a fazer está mais relacionado à formação profissional, no entanto, diante da constante evolução do mundo do trabalho, não se entende mais formação profissional como a capacitação de um indivíduo para realizar determinada função, porque esta função, em face das rápidas mudanças da sociedade, poderá não mais existir ou se tornar escassa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com