Resstrutura Organizacional
Ensaios: Resstrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LukasAndrey • 20/6/2014 • 942 Palavras (4 Páginas) • 348 Visualizações
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tratando-se de organização dentro das empresas, conceituamos dois campos: estrutura forma e informal, para Chiavenato (2004, p.238) deve-se abordá-las multiplamente:
“Encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não-racionais do comportamento humano constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento modernos.”
Oliveira (2006, p.40) detalhou a estrutura informal da seguinte maneira:
“Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é formalmente estabelecida pela empresam as quais surgem e se desenvolvem espontaneamente, e, portanto, apresenta situações que não aparecem no organograma.”
Oliveira (2006, p. 43) também detalhou a estrutura formal:
“Estrutura formal é aquela que apresenta a estrutura organizacional da empresa –na realidade, parte dela- e que procura consolidar, ainda que de forma geral, a distribuição das responsabilidades e autoridades pelas unidades organizacionais da empresa.”
Um planejamento estratégico visa e empresa como um sistema de partes interdependentes, como escreveu Oliveira (2004, p.23):
“O planejamento estratégico é um sistema, pois tem um conjunto de partes interagentes e interdependentes que devem consolidar um todo considerando os diversos fatores controláveis e não controláveis pela empresa, bem como busca determinado resultado –objetivos-, desenvolvendo uma função específica –e importante- nas empresas.”
Existe certa dificuldade para estabelecer responsabilidades para o planejamento estratégico dentro de uma empresa, para tanto Oliveira (2004, p. 48) explicou:
“O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação – estratégias – a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.”
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para este trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, que para Minayo (2003, p. 16) é o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotada para construir uma realidade.
Utilizamos pesquisas exploratórias que segundo Gil (1999, p. 43) visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo.
Análises feitas na empresa Dimelthoz Des. Ind. na Automação Maq. Ltda, inscrita sob o CNPJ 02094822/0001-04 e tens como diretor Iran Luis Zolet, localizada na Rua Pinheiro Machado, 194. Bairro Lourdes, Caxias do Sul - RS. Site: www.dimelthoz.com.br.
Após analisar cinco setores da empresa Dimelthoz (Engenharia, Comercial, Logística, Financeiro e Compras) foi detectada uma deficiência na aquisição de matéria prima onde encontramos a divergência de quantidades em componentes para as montagens finais do produto.
Salientamos que pela desorganização de aquisição de suprimentos, as quantidades não fechavam no final dos processos de cada setor e nem com o balanço geral da empresa.
Esta deficiência atingia os cinco principais setores da empresa, na engenharia influenciava no atraso da entrega do projeto, por falta de componentes para montar o protótipo onde não poderiam ser testadas peças físicas e executar a engenharia experimental dos novos projetos.
No comercial, dificultava as vendas, por motivos de excesso de alguns e faltas de outros componentes, este setor tinha dificuldade de passar prazo de entrega para os clientes por não ter uma constância produtiva em seu processo. Dificultando negociações e o trabalho comercial por não ter a informação imediata e eficiente.
A logística sofria na questão da estocagem
...