Resumo Da Teoria Da Administração Cientifica
Pesquisas Acadêmicas: Resumo Da Teoria Da Administração Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rose_berry • 30/10/2014 • 958 Palavras (4 Páginas) • 1.117 Visualizações
TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO
De acordo com Chiavenatto (2011), a Escola da Administração Científica da ênfase as tarefas e tem esse nome devido à tentativa de aplicação dos métodos científicos aos problemas de Administração, com objetivo de alcançar elevada eficiência industrial. Os princípios científicos aplicados aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Essa escola foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente, suas ideias contribuíram para encarar sistematicamente o estudo da organização. Ele foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, inclusive dos tempos e movimentos, de estabelecer padrões de execução, treinar os operários, especializar o pessoal, inclusive a direção, instalar uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de trabalho, adotando esse critério até o topo da organização, isso tudo eleva Taylor a uma altura não comum no campo da organização.
Taylor notou que os operários utilizavam diferentes instrumentos, ferramentas e formas para fazer cada operação e que aprendiam a executar suas tarefas através da observação de seus companheiros. Com a Administração Científica ocorre uma repartição da responsabilidade: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção) enquanto o trabalhador fica somente com a execução do trabalho, pois de acordo com Sobral e Peci (2013), a ideia de Taylor era propor que qualquer pessoa pode ser produtiva desde que tenha o treinamento e ferramentas adequadas. Inclusive, os autores exemplificam sua aplicação por Lenin na antiga URSS.
Primeiro Período de Taylor
Ao lançar seu primeiro livro, Administração de Oficinas (1903), Taylor publica suas primeiras ideias sobre a Administração Científica:
O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. Para realizar tal objetivo, deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoarem suas aptidões e executarem uma tarefa para que a produção normal seja cumprida, colocados em seus postos com materiais e condições de trabalho adequadas para que possam seguir as normas. A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.
Segundo período de Taylor
Esta fase corresponde à publicação de seu outro livro, Princípios da Administração Científica (1911), onde conseguiu identificar os principais problemas das empresas da época:
Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção a cerca de um terço da que seria normal.
Existem três causas determinantes da vadiagem no trabalho:
• O engano espalhado entre os trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego de operários
• O sistema defeituoso de Administração que força os operários à ociosidade no trabalho
• Os métodos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu tempo e esforço.
Desconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho
Criticas
...