Resumo Teoria Do Caos E Sistemica
Artigos Científicos: Resumo Teoria Do Caos E Sistemica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrikalu • 28/2/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 793 Visualizações
RESUMO TEORIA DO CAOS
Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade. Por sua vez, essa ordem se apresenta na forma de padrões que se desenvolvem ao longo do tempo. Esses padrões são definidos como qualquer comportamento que ocorra mais de uma vez. Para a visualização dos processos caóticos, é preciso mudar o foco de visão, das partes para o todo. Quando se concentra em momentos individuais, vê-se somente o caos, porém, se for dado um passo atrás, visualiza-se o que está tomando forma, isto é, a ordem, por meio destes padrões. A lógica e a lucratividade da roteirização se quebram quando a organização altera constantemente suas atividades, a fim de se adaptar às rápidas mudanças do ambiente. A problematização consiste em pesquisar quais características da Teoria do Caos estão presentes em processos de planejamento em organizações. O objetivo consiste em contribuir para o entendimento dos fundamentos da Teoria do Caos na gestão sustentável das empresas. O pressuposto consiste em questionar se existem elementos típicos da Teoria do Caos nos processos de planejamento, e variáveis controláveis que podem prevenir o caos de ruptura, se a visão, missão e objetivos consistem pontos que evitam que o caos de ruptura se instale e finalmente se existem variáveis e faixas de controle que os dirigentes utilizam para evitar o caos de ruptura. A metodologia pode ser classificada como qualitativa, por meio de um estudo exploratório, para identificar as variáveis e faixas de controle que os dirigentes utilizam para prevenir o caos de ruptura.
RESUMO TEORIA SISTÊMICA
A Teoria Sistêmica parte do ponto de vista de que todo o ser humano faz parte de um sistema, sendo esse sistema regulado por um sistema maior. Ao fazer parte de um micro e de um macro sistema, os seres humanos vão construindo seu “eu” a partir das interações sociais. A teoria vê o homem inserido em vários sistemas, sendo esses marcos fundamentais para a sua construção tanto individual quanto social. Esses sistemas interagem uns com os outros, influenciando-se mutuamente e determinando as ações dos indivíduos uns com os outros. A partir dessas concepções, fica claro que para a teoria sistêmica os indivíduos são construídos e constituídos a partir das interações sociais, sendo essas a chave-mestra para se entender os comportamentos dos membros de um sistema. Analisar as interações sociais e suas influências sobre os indivíduos é ponto fundamental para a teoria sistêmica, devido a esta ter como princípio de sua teoria o fato de que os seres humanos se encontram, desde o nascimento, inseridos em diferentes contextos e sistemas sociais.
...