Resumo capitulo 1 e 2 plt
Por: suzane souza • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 994 Visualizações
Resumo capítulo 1 e 2 livro
“Uma abordagem global “ ( Ralph Keelling)
Jaraguá do Sul, 14 de fevereiro de 2011
Capítulo 1 – A NATUREZA DE UM PROJETO
Projetos de hoje
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço. Ele tem data para começar, prazo limitado e data para conclusão.
São empreendimentos independentes, podem possuir propósitos e objetivos distintos e são de duração limitada.
Perspectivas e objetivos
A perspectiva do projeto é limitada por tempo e recursos e seus objetivos são mais específicos, tem duração fixa e controle dominante. Já as atividades contínuas são atrelada em função do retorno sobre o investimento e sobrevivência a longo prazo, têm flexibilidade nas estratégias e utilização dos recursos.
Exemplos de projeto: Abrir um novo negócio. Construiu um porto marítimo. Construir uma usina nuclear. Construir uma casa.
Exemplos de Atividades contínuas: Administração do negócio consolidado. Administração do estacionamento rotativo em uma cidade. Operação em um terminal portuário.
Características e Benefícios da Gestão de projetos
* Simplicidade de propósito
* Descrito claramente seus objetivos
* Controle independente
* Facilidade de medição e comparação
* Novidade e interesse no trabalho do projeto é atraente as pessoas e forma umaequipe motivada
* Os projetos podem ser realizados em locais remotos.
* Disponibilidade de sistemas e assessoria de controles administrativos mais sofisticados
* Crescimento no desenvolvimento das rotinas e sistemas dentro das organizações.
Duração do projeto
Pode ser definida como:
Curto prazo = 1 mês a 1 ano
Médio prazo= até 2 anos
Longo prazo = mais de 2 anos
Gestão de projetos na era da globalização
A transferência de muitas operações para regiões onde há muita mão de obra torna-se necessário treinamento específico do mesmo, pois problemas específicos começam a surgir. Mão de obra barata não significa mão de obra qualificada.
Recomenda-se o treinamento extenso em gestão de projetos, baseado nas condições locais.
Conduzir um projeto exige capacitação em todas as disciplinas da administração, e exige atenção especial em disciplina e técnica. A liderança e o desenvolvimento de equipes são ingredientes vitais para o sucesso do projeto.
Capitulo 2
O ciclo de vida de um projeto
O ciclo de vida é conhecido pelas fases desde a sua concepção até seu ponto de conclusão. Cada fase tem suas necessidades e características. À medida que essas fases são passadas os valores acumulados de recursos e tempo despendido aumentara e o prazo e recursos restantes diminuirão.
Se um passo na sucessão lógica for omitido ou inadequadamente executado, comprometerá os passos adicionais do projeto. Cada fase é construída sobre a base da antecessora, precisando assim ter sempre base anterior forte e segura para seguir.
Fases dociclo de vida do projeto
Conceituação: Ponto de partida, a idéia. Perspectivas recebem avaliação inicial, problemas são discutidos, meios de alcançar o resultado pretendido. Surge à proposta e aí a idéia é consolidada, é necessário buscar aprovação dos diretores, definen-se justificativas, métodos e custos. É feito um estudo minucioso e a partir dele saem escopo, duração e objetivo.
Planejamento: São revistos e esclarecidos os objetivos do projeto. Selecionado um gerente e uma equipe de especialistas. Tudo deve ficar muito claro, missão do projeto, atividades componentes, planos de atividades, normas de qualidade, segurança e administração.
Implementação: Período de atividade concentrada, os planos estão em operação, monitorados e controlados. Exige eficiência e qualidade.
Conclusão: Preparação para conclusão e entrega. Atribuição de responsabilidades de acompanhamento descarte de maquinas, encerramento de contas bancárias, fechamento de instalações.
Capítulo 2 – DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO
O nascimento de um projeto
O projeto é concebido quanto existe a necessidade de progresso, quando há em jogo avaliações sendo feitas, pros e contras. É necessário esclarecer seu propósito exato e identificar os resultados pretendidos.
È importante ter precaução na escolha das pessoas em quem confiar idéias e pedir opiniões, pois muitas idéias morrem antes mesmo de começar por outros se sentirem ameaçados com projetos novos dentro da empresa que podem virameaçar seu cargo e até seu salário.
Buscando aceitação e apoio
Identificar os interessados em potencial de antemão e muito importante para poupar tempo e recursos. Deve-se mostrar os benefícios em condições reais sem menosprezas as dificuldades. Ser realistas com os custos e riscos e não encobrir o problema. Honestidade é a melhor forma de conseguir parceiros e apoio.
A relação entre tempo, custo e qualidade é estreita e a partir disso deve ser adotada uma margem de variação de até 10 % (por exemplo) contra imprevistos e como medida de segurança.
...