Resumo Filme Ford O Homem e a Maquina
Por: Gsantarosa • 25/2/2021 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 1.718 Visualizações
Ford – O homem e a maquina
Filme de 1987 retrata a vida de Henry Ford, um homem que revolucionou o método de produção de automóveis, com seu modelo de divisão do trabalho. Ainda criança, teve seu primeiro contato com uma máquina a vapor e a partir daí, passou a estudá-las com muita determinação.
Na minha opinião Henry Ford foi um ótimo gestor, mesmo cometendo alguns erros. Ford era encantado por equipamentos mecânicos e tinha grande habilidade em consertar e melhora qualquer máquina, naquela época os carros eram bem caros, apenas a classe alta tinha condição de comprar, mas Henry queria que todos tivessem a chance de comprar um, ele sabia que a única forma de fazer com que isso acontecesse era produzir uma grande quantidade de carros, mas com baixo custo. Ele então criou as linhas de montagens, diminuindo o tempo de montagem dos carros e possibilitando a diminuição dos custos no processo de fabricação. Com isso, a produção dos automóveis acontecia de forma rápida e sempre igual, garantindo uma produção em alto escala e aumentando com isso, a lucratividade. Esta forma de pensar revolucionou a indústria automobilística e até hoje é empregada, com variações.
Henry Ford não era o tipo de empresário que focava somente no lucro de suas empresas. Ele tinha uma grande preocupação com o social e buscava oferecer uma maior qualidade de vida aos seus funcionários e as comunidades ao redor de sua fábrica. Ford observou que com a linha de montagem, seus funcionários estavam chegando a níveis de cansaço muito alto, então teve mais uma ideia, que era diminuir a carga horaria dos funcionários e aumentar o salário, com os preços dos carros diminuindo por causa das melhorias no processo de fabricação e seus funcionários com mais dinheiro e tempo para gastar, criou uma nova classe de consumidores e aumentou ainda mais os seus lucros.
Seu estilo de administração era o lado negativo de sua personalidade inovadora, e levou ao caos a hierarquia da gerência. Ford não aceitava bem as críticas especialmente às feitas ao modelo T. Os seus melhores engenheiros sugeriam mudanças, eram ignorados e alguns até demitidos.
Henry Ford abraçou ousadamente a ideia de administração cientifica, inovando nesse processo a indústria automotiva e a nossa sociedade.
Muitas das práticas administrativas de Ford eram conservadoras ou não respondiam às mudanças dos tempos, e o seu domínio sobre o mercado automobilístico foi-lhe pouco a pouco arrancado por empresas com teorias e práticas administrativas mais avançadas.
Na minha opinião Henry Ford foi um ótimo gestor, mesmo cometendo alguns erros.
...