Resenha do filme Ford o Homem e a Máquina
Por: starkherondale • 3/6/2017 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 2.260 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – CAMPUS MAUÉS
VITORIA FERNANDA COSTA RODRIGUES
RESENHA DO FILME FORD: O HOMEM E A MÁQUINA
Maués
2017
VITORIA FERNANDA COSTA RODRIGUES
RESENHA DO FILME FORD: O HOMEM E A MÁQUINA
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Maués para obtenção de Nota Parcial do 2º Bimestre na disciplina Teoria Geral da Administração.
Orientador: Prof. Cristiano Nascimento
Maués
2017
RESENHA DO FILME FORD: O HOMEM E A MÁQUINA
O filme narra a vida de Henry Ford, o homem responsável por fundar a Ford Motor Company e criar o automóvel Modelo T. O filme mostra a sua ascensão como um dos homens mais ricos do mundo. Ford quando criança era fascinado por máquinas, queria saber como funcionava. Esse fascínio de Henry o motivou a criar um motor a gasolina de combustão interna, que foi de extrema importância para a criação do Modelo T.
Quando Ford criou o Modelo T seu objetivo era produzir um carro que pudesse ser comprado por qualquer pessoa, não somente por pessoas ricas. Ford produzia em larga escala e com um baixo custo. Uma das coisas que Ford fez para reduzir os custos de produção foi usar poucas peças para a produção do Modelo T e usar rodas mais finas para o carro se locomover mais rápido.
Ford criou a produção em esteira, nesse tipo de produção o automóvel era conduzido por uma esteira e cada funcionário fazia sua parte na montagem do automóvel, para Henry não era necessário que o funcionário conhecesse outras partes da linha de montagem que não fosse a sua. A produção em esteira era veloz já que os trabalhadores não precisavam sair do lugar, precisavam apenas esperar que a esteira passasse para que realizassem sua tarefa. Os funcionários de Ford não precisavam ser extremamente capacitados, já que cada um era responsável apenas por uma tarefa.
Assim que o Modelo T foi posto no mercado virou um sucesso entre as pessoas, por ser um carro acessível e de qualidade. Ford era constantemente aconselhado a aumentar os preços dos carros e vendê-los somente para a elite, mas Ford não concordava com isso, ele não estava disposto a vender menos carros para um menor número de pessoas.
Para aumentar a produção e estimular seus funcionários Ford passou a pagar US$ 5, quando essa notícia se espalhou multidões se aglomeraram em frente a Ford Motor Company procurando emprego, a confusão foi tão grande que a polícia teve que intervir.
Ford não admitia que criticassem o Modelo T, nem mesmo seu filho, para ele o Modelo T não precisava de mudanças e deveria continuar sendo produzido em grande escala. Ford parou no tempo, enquanto outras empresas iam surgindo e pondo no mercado automóveis modernos. Por não se adequar às mudanças, Ford acabou perdendo seu espaço no setor automobilístico.
Uma lição que podemos tirar do filme é que como administradores devemos nos adequar às mudanças, visando o melhor para a organização que administramos.
...