Resumo IA
Por: brenoetore • 30/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 284 Visualizações
AULA 1
O QUE É INTELIGÊNCIA?
Um conceito muito amplo, junção de conhecimento, entendimento, abstração, treinamento e memória.
Conhecer, compreender e aprender. Capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações.
Conhecer = perceber e memorizar
Compreender = carregar em sua essência
Aprender = adquirir conhecimento
Reconhecer = conhecer uma segunda vez
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
IA é o estudo de como fazer que computadores percebam, raciocinem e agem conforme características do ambiente.
TESTE DE TURING
O teste de Turing procura descobrir se uma máquina pode ser confundida com um humano. É feita várias perguntas a um computador, e um humano, de forma oculta, por um teclado por exemplo, e se no final do teste, o interrogador não conseguir distinguir pelo diálogo a máquina do humano, conclui-se que o computador pode pensar.
SISTEMAS I NTELIGENTES
São sistemas que utilizam a IA no dia a dia, em aplicações comerciais, conhecimentos especializados, beneficiando a usuários e empresas.
Dados, Informação e Conhecimento
Os Dados são a matéria prima da informação. É a quantificação ou registro de determinado evento. Sozinho não possui significado.
A informação é a contextualização dos dados, ou seja, relacionar os dados com eventos do ambiente que o sistema busca apoiar. Com essa contextualização, é possível utilizar os dados para entender, gerenciar melhor ou descobrir situações que o sistema abrange.
Conhecimento é a utilização da informação, ou seja, com base nas informações geradas pelo sistema e outras questões (experiências anteriores, aspectos culturais, etc.) sejam possíveis tomar decisões.
Sistemas Especialistas:
Sistema que busca representar um especialista humano em algum assunto (em campos específicos do conhecimento);
METODOS DE REPRESENTAR O CONHECIMENTO:
Redes semânticas;
Frames;
Lógica de predicados;
Sistemas baseados em regras.
AULA 2
O QUE SÃO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS (RNA)?
São sistemas computacionais que tentam imitar o funcionamento do cérebro humano representando-o artificialmente. Tem como características a capacidade de aprendizagem, generalização, adaptação, e assim, alterar seus parâmetros para novas situações. Tem modelos matemáticos iguais as estruturas neurais biológicas.
PERCEPTRON
Perceptron é o modelo mais simples de rede neural artificial. Possui sinais de entrada, pesos indicando o grau de relevância de cada sinal, somador que corresponde uma resposta de acordo com os sinais de entrada, uma função de ativação e a saída de um neurônio.
Características:
- Diversas entradas (representando os dendritos e os axônios)
- Peso sináptico (representando a intensidade da ligação)
- Uma saída, representando se o neurônio está ativo ou não (saída binária)
TIPOS DE APRENDIZADO DE RNA
Aprendizado supervisionado:
É um tipo de treinamento de RNA em que existe um professor presente durante esse processo que fornece a resposta esperada para cada conjunto no set de treinamento.
Aprendizado não supervisionado:
Não requer uma saída específica desejada. São usados apenas os valores de entrada, para o treinamento da rede;
Aprendizado por competição:
A ideia neste caso é, dado um padrão de entrada, fazer com que as unidades de saída disputem entre si para serem ativadas;
Aprendizado por reforço:
A principal diferença entre o aprendizado supervisionado clássico e o aprendizado por reforço é a medida de desempenho usada em cada um dos sistemas. No aprendizado supervisionado, a medida de desempenho é baseada no conjunto de respostas desejadas usando um critério de erro conhecido, enquanto no aprendizado por reforço o desempenho é baseado em qualquer medida que possa ser fornecida ao sistema. No aprendizado por reforço, a única informação de realimentação fornecida à rede é se uma determinada saída está correta ou não, isto é, não é fornecida à rede a resposta correta para o padrão de entrada.
AULA 3
PRINCIPAIS ARQUITETURAS DE RNA ́S
Quanto ao número de camadas, pode-se ter:
(1) redes de camada única – só existe um nó entre qualquer entrada e qualquer saída da rede.
(2) redes de múltiplas camadas - existe mais de um neurônio entre alguma entrada e alguma
saída da rede.
Os nodos podem ter conexões do tipo:
(1) feedforward, ou acíclica - a saída de um neurônio na i-ésima camada da rede não pode ser usada como entrada de nodos em camadas de índice menor ou igual a i.
(2) feedback, ou cíclica - a saída de algum neurônio na i-ésima camada da rede é usada como entrada de nodos em camadas de índice menor ou igual a i.
Redes de Propagação para frente
No raciocínio para frente (foward-chaining), os dados são casados com as condições das regras buscando-se sempre atingir uma meta, que não se altera durante o processo de solução do problema;
Redes de Propagação para trás
No raciocínio para trás (backward-chaining), o programa inicia com o objetivo final e vai selecionando as regras que se casam com o objetivo, atualizando a meta para as novas condições das regras. O processo continua até os objetivos a serem atingidos forem os mesmos das condições iniciais.
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