Resumo Metodologia do Trabalho Acadêmica
Por: Angélica Magalhães • 25/10/2023 • Projeto de pesquisa • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 54 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
ROBSON RIBEIRO LEMOS 21/09/2023
RESUMO
- A METODOLOGIA DA PESQUISA
No primeiro capítulo deste estudo sobre a metodologia do trabalho científico aprendemos conceitos relevantes de Ciência e Conhecimento, os tipos de conhecimento existentes, Pesquisa e pesquisador e a importância do espírito científico, metodologia e métodos, que constituem a linha de raciocínio a ser utilizados na pesquisa.
Ao trabalho feito com esmero, e pautando-se em bibliografias fidedignas, chamamos de produção científica.
Ciência significa conhecimento, saber. A ciência não é algo pronto, mas um processo de construção, é uma busca constante de explicações e soluções, de revisão e reavaliação de seus resultados e tem a consciência clara de sua falibilidade e de seus limites.
Apresento a seguir alguns níveis de conhecimento:
Resp.: a)Conhecimento popular: também chamado de conhecimento empírico, está ligado às experiências e cotidiano do indivíduo, é passado de geração para geração.
b)conhecimento científico: resulta de uma investigação metódica e sistemática dos fatos, com uma análise apurada das causas pelo qual o fato ocorre, através da demonstração e experimentação.
c)conhecimento religioso: também chamado conhecimento teológico, tem como base a fé, é cheio de mistérios, parte do princípio que as verdades compreendidas sao infalíveis, pois se tratam de revelações divinas.
Pesquisar é o ato de indagar, investigar, fazer buscas a respeito de um determinado assunto ou situação.
Um pesquisador deve ter espírito científico, ou seja, atitude de buscar soluções sérias com imparcialidade, com métodos adequados para o problema que enfrenta e possuir ética, sem quebra de confiabilidade e sempre com dados fidedignos sem má interpretação de resultados. A seguir vemos algumas características de um bom pesquisador:
Conhece bem o assunto;
É curioso e criativo;
É íntegro intelectualmente;
É sensivel socialmente;
É humilde e tem atitude auto-corretiva;
É perseverante, paciente e confiante na experiência.
Metodologia pode ser definida como um conjunto de métodos e regras que o pesquisador deve utilizar para executar e relatar uma pesquisa. Os métodos científicos são um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos que permitem que o pesquisador alcance seus objetivos de pesquisa.
Os métodos científicos possíveis de serem usados na execução da pesquisa são:
Método Indutivo: Raciocínio Indutivo, parte de fatos particulares para conclusões genéricas. Ex.: Paulo é mortal, José é mortal, João é mortal, ou seja todo homem é mortal.
Método Dedutivo: este método explica o conteúdo das premissas, procura a todo custo confirmar as hipóteses.
Método hipotético-dedutivo: este método procura evidências empíricas para derrubar as hipóteses.
Dialético: este método é uma interpretação dinâmica da realidade, considera que fatos não podem ser considerados fora de contexto social, político, econômico e outros.
Fenomenológico: este método não deduz nem induz, considera que a realidade não é única.
- A PESQUISA
Podemos classificar a pesquisa científica em dois tipos de pesquisa: a pesquisa simples e a aplicada. Na pesquisa simples a meta principal é o saber, já a pesquisa aplicada quer gerar conhecimento para o avanço da ciência, buscando soluções para problemas concretos.
As pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos da seguinte forma:
a) exploratórias: buscam maiores informações sobre o assunto;
b) descritiva: tem a função de identificar, relatar e comparar; e
c) explicativa: vai explicar a razão e o porquê das coisas.
As pesquisas também podem ser classificadas quanto aos procedimentos e a coleta de dados pode ser feita direta ou indireta.
- direta: ocorre no local dos fatos, através da pesquisa de campo ou em pesquisa de laboratório, com técnicas de observação;
- indireta: os dados sao extraídos de fontes levantadas por outras pessoas, através da pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.
O planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida. O pesquisador deverá determinar se sua pesquisa será:
- exploratória, descritiva ou explicativa;
- quantitativa ou qualitativa;
- utilizando fontes primárias ou secundárias;
- será com pesquisa de campo ou laboratório.
A seguir temos um exemplo de um pré-projeto contendo: o tema, a problematização (ao menos 5 perguntas com respostas), a delimitação(a escolha de uma pergunta), a hipótese.
a) Tema: o surgimento do futebol
b) Problematização: O que é o Futebol? Um esporte praticado com os pés;
Porque são onze jogadores contra onze de outro time? a pesquisar;
Surgiu mesmo na Inglaterra? provavelmente sim;
Pelé foi o jogador de futebol mais importante da história? provavelmente sim;
Quando o futebol ganha proporção de grandes transações financeiras? Penso que a partir da década de 90;
c) Delimitação: Pelé foi o jogador de futebol mais importante da história? Há evidências que sim;
d) Hipótese: Há evidências que Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Anotar é recolher as ideias importantes do autor. O resumo é uma boa forma de anotação para a armazenagem. As anotações do pesquisador deve conter o objetivo específico em questão e a prática da anotação permite melhor assimilação e memorização dos textos estudados.
- FORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS
Há muitas formas de expressão escrita e a comunicação escrita pode surgir de diferentes técnicas de redação, por isso vale ressaltar que existem três grandes grupos de texto escrito, são: os literários, oficiais e comerciais e os científicos.
...