Resumo – O Método Lógico Para Redação Científica
Por: Alexandre Magno Costa Junior • 1/10/2021 • Resenha • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 172 Visualizações
Resumo – O método lógico para redação científica
Introdução
Diz muito sobre como a publicação de artigos científicos vem mudando de um tempo pra cá. As evoluções da mesma, e as dificuldades em que os brasileiros tem de conseguir um espaço na ciência internacional. Um quesito importante é o cientista ter conceitos sólidos sobre ciência. É apresentado neste artigo situações e esclarecimentos de pontos da redação científica.
Segundo o autor do artigo, para haver melhora dos artigos científicos brasileiros, deve melhorar o nível de ensino no país e introduzir conceitos sobre a ciência de bom nível e redação científica. Também atribuindo as falhas de redação científica a falha de pensamento sobre ciência.
Posturas sobre a publicação científica
É um requisito necessário para que o cientista participe do debate científico. O local a ser publicado deve ser escolhido com muito cuidado de forma que valorize o seu trabalho e estimule a reação da comunidade, caso contrário, ele só será ignorado. A entrada no debate envolve qualidade, tanto no conteúdo como na comunicação.
É interessante que o texto científico seja escrito para cientistas, mas não para o especialista. Por motivos de que o especialista vai encontrar o texto da sua especialidade e provavelmente lerá. Já na ciência, é esperado que o artigo chegue em cientistas de áreas próximas ou até mesmo mais distantes, que podem usar o estudo em contextos que você não imagina.
Um ponto importante a se frisar é que o cientista foque na sua eficiência.
Qualidade do artigo
O artigo deve trazer grandes novidades, novas visões, direcionamentos e temos que saber o que um cientista espera ao ler um artigo.
Para se ter qualidade é de extrema importância que a metodologia desenvolvida na pesquisa seja robusta, que os dados, sejam qualitativos ou quantitativos, sejam evidentes. Se houver algum efeito, que seja claro. Se não houver, que a similaridade também seja clara. Seja preciso ao descrever algo, busque mais dados.
Resultados claros vem do decorrer de duas coisas: bons objetivos de pesquisa e metodologia impecável, sejam para corroborar ou negar uma hipótese.
Por fim, a apresentação deve ser impecável, não sendo a principal causa de negação de um artigo, mas colabora.
Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico
Primeiro se deve haver um ambiente que justifica ou deflagra uma pergunta e um objetivo (introdução), em seguida a validação das conclusões (métodos à discussão). Após esse feito, é feito um paralelo entre o artigo e um argumento lógico. Um bom argumento não deve ter premissas desnecessárias e nem falta de premissas necessárias. Só inclua o que for necessário no artigo. A introdução do trabalho é um argumento lógico que valida a proposta de se fazê-lo.
Os métodos, deve haver apenas o necessário para que o leitor consiga validar, e eventualmente, repetir seu estudo.
Os resultados só devem ser usados argumentos para a defesa da sua conclusão.
Na discussão, apenas a literatura necessária para construir um texto argumentativo no qual demonstre por que, a partir da metodologia empregada, dos resultados obtidos e da literatura pertinente, as conclusões devem ser aceitas.
Tipos lógicos de pesquisa
Existem três tipos que englobam qualquer pesquisa na ciência empírica (aquela que se baseia em resultados, qualitativos ou quantitativos, para elaborar conclusões). Elas são a base do estudo de fenômenos e no método lógico eu os trouxe para a redação científica. São eles:
Pesquisa descritiva – Na sua essência é caracterizar algo. Não precisa de hipótese. A descrição é feita para uma variável. Como se fosse tirar um retrato do que se quer descrever, para caracterizá-lo. Não é porque metodologicamente você descreve que sua pesquisa é descritiva; é necessário que a intenção seja descritiva.
Pesquisa de associação sem interferência entre as variáveis – É imperativo que o pesquisador tenha hipóteses. A criação de hipótese facilitará o estudo. Mas feito de forma responsável, principalmente quando o dinheiro não vem do próprio pesquisador. O foco central nesse tipo de pesquisa não está nas variáveis, mas nas relações entre elas. Se os elementos puderem ser vistos numa óptica de associação com interferência, não podemos atribuir à pesquisa apenas associação.
Pesquisa de associação com interferência entre as variáveis – A ideia é que essa associação existe porque uma ou mais variáveis interferem nas outras. Se há interferência, há mecanismo, que é a sequência de eventos que liga o agente interferente inicial ao efeito final. O mecanismo pode ser estudado em vários níveis, como o molecular, genético, bioquímico, etc. a relação não é absoluta porque os fenômenos podem ser complexos e um conjunto de variáveis pode interagir concomitantemente de forma que a movimentação de apenas uma delas seja insuficiente para provocar efeito perceptível.
É evidente que uma pesquisa pode envolver mais de um tipo lógico. Deve-se ter coerência entre a lógica da pesquisa expressa no título, no objetivo, no delineamento e nas conclusões. O título é o único local onde temos maior plasticidade, podendo escolher a melhor novidade para ressaltar.
O texto científico conta uma história
Toda pesquisa científica conta uma história. Ela deve ser sólida, interessante e importante, além de bem apresentada. Os dados são importantes na ciência empírica, mas são sempre interpretados pelo autor.
Sua história deve ser encontrada a partir de uma análise de dados forte e ousada. Ela envolve olhar os dados por vários ângulos para tentar descobrir algo de interessante e sólido. Nisso, algumas ficam de fora e, portanto, não farão parte do artigo. A comunidade quer saber o que você tem de importante e interessante para dizer a ela.
Um dos erros capitais na redação científica é iniciar o texto antes que a história toda esteja clara para o autor.
Aplicação do método lógico na estruturação e escrita do artigo
Embora o método lógico contemple muitos raciocínios e passos lógicos, me limitarei a usar alguns casos que exemplificam sua aplicação na solução
...