Resumo PLT De Empreendedorismo Cap. 2 Ao 5
Dissertações: Resumo PLT De Empreendedorismo Cap. 2 Ao 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana0510 • 4/6/2014 • 1.585 Palavras (7 Páginas) • 2.093 Visualizações
Resumo do capítulo
2 ao 5 do PLT de empreendedorismo
José Dornelas
Processo Empreendedor
O empreendedorismo surge em consequência dos avanços tecnológicos, e são os empreendedores que estão abrindo novos horizontes culturais e comerciais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando empregos e gerando riqueza para a sociedade.
Os empreendedores são apaixonados pelo que fazem, inovadores e não se contentam em ser mais um na multidão, desejam ser reconhecidos e admirados pelo seu trabalho.
Estados Unidos e alguns países da Europa são grandes exemplos a seguir de compromisso com empreendedorismo, pois possuem iniciativas governamentais e organizações privadas que encorajam e apoiam os empreendedores, convictos de que seu poder econômico depende desses futuros empresários e seus empreendimentos.
Empreendedorismo no Brasil
Na década de 90 foram criados Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que dá ao pequeno empresário todo o suporte necessário para iniciar sua empresa e ajuda a resolver problemas pontuais de seu negócio; e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) criado no intuito de levar empresas de software do país ao mercado externo, proporcionando capacitação em gestão e tecnologia ao empresário de informática.
Segundo estudos existem duas definições de empreendedorismo:
- De oportunidade: onde é planejada a criação da empresa visando lucros, geração de empregos e riqueza.
- De necessidade: onde o empreendedor si vê sem opção por estar desempregado e sem alternativas de trabalho, normalmente são criados informalmente e sem planejamento. Muitos fracassam rapidamente e sem gerar desenvolvimento econômico.
Surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Na Idade Média, o termo empreendedor era utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. No século XVII o empreendedor começou a assumir riscos, estabelecendo acordo contratual com capitalista. Mas só no século XVIII foram diferenciados capitalista (aquele que fornece o dinheiro) e empreendedor (aquele que assume riscos).
Desde finais do século XIX e até hoje os empreendedores são confundidos com administradores. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, mas nem todo administrador é um bom empreendedor.
Conceito do empreendedorismo
É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. O empreendedorismo envolve a criação de algo novo, de valor, requer devoção, comprometimento de tempo e esforço para fazer a empresa crescer, assumindo-se riscos calculados.
O processo empreendedor possui 4 fases
1- Identificar e avaliar a oportunidade: é a parte mais difícil, muitos dizem que é questão de sorte o encontro da competência com a oportunidade.
2- Desenvolver o plano de negócio: pode ser o mais complicado para iniciantes.
3- Determinar os recursos necessários é consequência do planejamento de negócio, já capta-los se pode fazer por meio de empréstimos financeiros ou por capitalistas.
4- Gerenciar a empresa criada: o empreendedor põe em prática seu estilo de gestão, reconhece suas limitações, recrutando profissionais que lhe ajude a gerenciar a empresa e minimize os problemas, identificando o que é prioridade para seu negócio.
Identificando oportunidades
Não importa que a idéia seja ou não única, o importante é como o empreendedor utiliza transformando-la em um produto ou serviço que traga crescimento para sua empresa. Já as oportunidades são únicas, pois o empreendedor pode esperar durante anos para aproveitar a oportunidade se destacando de seus concorrentes.
Deve-se procurar criar negócios em áreas de conhecimento do empreendedor, facilitando assim o seu desenvolvimento, primeiro vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro será consequência.
Os empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias e oportunidades de negócio, são curiosos e questionadores, e têm como dever estar sempre bem informado.
Deve-se analisar qualquer oportunidade de negócio:
Qual mercado ela atende?
Qual retorno econômico?
As vantagens competitivas?
Quem transformará essa oportunidade em negócio?
O empreendedor está realmente comprometido com o negócio?
Não adianta ser líder de mercado e não ter retorno financeiro compensatório, também deve ser analisado o lucro final. Tem que ser levado em consideração o montante de dinheiro investido para iniciar o negócio, o fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando esse investimento inicial retorne à empresa.
Existem as 3 M’s que auxiliam o empreendedor na análise do potencial da oportunidade: “Demanda de Mercado”, “Tamanho e Estrutura do Mercado” e “Análise de Margem”.
Oportunidades na internet
Com o baixo custo na criação de sites na internet, surgiram inúmeros modelos de negócio, como os a seguir:
1- Intermediação de negócio: têm como objetivo aproximar compradores e vendedores, e ganham comissões sobre os valores das transações efetuadas.
2- Comercialização de propaganda: mensagens de propaganda são inseridas em sites, geralmente de horóscopo, notícias personalizadas, chats, etc., em formato de banners, e possuem duas formas de cobrança – o patrocínio, em que o cliente paga um valor fixo para ter uma determinada exposição por um tempo determinado, ou o page-views, que significa o número de vezes que o banner apareceu na tela.
3- Mercado virtual: venda de produtos ou serviços na web por empresas de varejo presentes no mundo real e que passam a atuar no mundo virtual, ou por empresas que só existem no mundo virtual.
4- Empresarial: empresas já consolidadas, com clientes ativos e bem definidos passam a expor e comercializar seus produtos na web.
...