Resumo Plt 302
Casos: Resumo Plt 302. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirellisilva1 • 10/4/2014 • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 610 Visualizações
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Analise – Bibliografia
Idalberto Chiavenato, Escritor do PLT 302 Administração, abordou em seu livro um mundo completo em referência ao conceito da Administração.
Tão pouco valorizada como deveria ser pela sua importância dentro da sociedade, pois sem administração como cita nosso autor, o mundo não seria como é hoje, influencia no mundo todo. Foi de muito interessante lembrar que entre as invenções do século XX, a que mais marcou e provocou influências no mundo todo foi a Administração de hoje e como consequência do futuro.
Hoje cursando Administração, vejo que o livro me abre uma visão de que posso tranquilamente comparar seus diversão conceitos onde a matriz, Administração, ao ar que respiramos esta em todos os setores da organização, governamental ou particular, ou seja, esta em tudo a que fazemos, desde quando nascemos, seja em nossa vida pessoal ou profissional, tanto economicamente quanto tecnologicamente.
Faz-me refletir que a Administração com tudo é o que leva uma instituição a ser bem sucedida e não a sorte é uma necessidade das organizações para alcança resultados onde é infiltrado em todas as partes, planejamento, controle, direção e por fim organização.
Além de nos mostrar uma visão organizacional onde abrange vários conceitos, faz agente ter uma visão mais periférica do ambiente geral da instituição extremamente variável e complexo: humano, social, politico e econômico em constante mudança.
Não podemos deixar de citar a tecnologia onde Idalberto relata que é extremamente importante para executar as tarefas, como ele mesmo diz, todas as empresas dependem de algum tipo de tecnologia para alcançar os objetivos.
Estratégia é outro tema que achei muito importante, com este crescimento acelerado realmente recai uma pressão para que as empresas criem estratégia para que não fiquem para traz, ou seja, atrasadas em relação as outras organizações.
Planejamento esta dentro da administração onde nos permite elaborar de meios diferentes vários níveis organizacional.
Mostram de uma forma objetiva os três níveis de planejamentos, estratégico, tático e operacional, a ser executados dentro da instituição, percebeu que por ter o sobrenome diferente é cada um no seu quadrado.
O desenho organizacional como é abordado me fez enxergar que podemos criar novas formatações, pois se trata de um sistema aberto e também envolve a estrutura da empresa dividindo os departamentos e assim definindo autoridade e responsabilidade, foi o que pude compreender lendo seu artigo.
Os desenhos departamentais acreditam que seja de extrema importância, pois cria uma hierarquia onde o departamento é dividido, facilitando o agrupamento por função na departamentalização funcional.
Também podemos dizer que o desenho organizacional faz parte do esquema de integração entre cargos isso faz com que tenha um equilíbrio dos efeitos de diferenciação, o nível operacional utiliza vario tipos de integração entre cargos Ex: temos o ajuste mútuo: a coordenação é feita por processo simples de comunicação formal, enquanto o controle da organização permanece nas mãos do gerente.
Neste mesmo assunto temos a Supervisão Direta: onde um supervisor pode atribuir as responsabilidades de outro supervisor pelo trabalho.
Por fim temos Estandardização: onde a coordenação é estabelecida da com a especificação ou programados por meios de instrução, ou seja, procedimento, regras, regulamentos etc.
Toda e qualquer organização tem que ter uma Direção, não a organização sem pessoas, foi bom saber que ele compara a organização como sistemas sociais por ser dirigida por pessoas dentro da organização existem cargos, treinamentos, e a função da direção tem o dever de mostrar as pessoas os objetivos que devem ser alcançados.
Nos mostra como importante às teorias X e Y desenvolvida pela administração de cientifica Taylor, a clássica de Fayol e burocrática de Weber, não poderia passar esta informação, os três gênios da Administração, estamos falando do passado ou do futuro, pois é usado e reinventado até hoje.
No capitulo 14 da parte V, me chama a atenção por se tratar de uma profissão onde você supervisiona e é supervisionado, ele cobra seus colaboradores e é cobrado pelo dono da empresa.
É difícil porque vejo que ele tem que ser motivado e ao mesmo tempo motivar sua equipe e o mais importante exercer sua liderança e conseguir o respaldo e o respeito da diretoria, só de falar já cansei, ou seja, não é uma profissão simples.
Outro ponto que gostei e gostaria de ressaltar foi o conceito de liderança desenvolvida por, (James Hunter), que trata as pessoas como eles gostariam de ser tratados, ficando assim um caminho mais simples para se tornar um líder servidor, identificando e satisfazendo as necessidades
...