Resumo - Ponto de mutação
Por: breno554 • 30/10/2015 • Dissertação • 532 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
Metodologia
❖ Problema
O Rio de Janeiro tem enfrentado um grave problema no que diz respeito ao trânsito. Apesar da maioria das obras realizadas para minimizarem este problema terem conclusão estimada para a época do início dos Jogos Olímpicos, ainda haverá uma série de questões decorrentes do evento que piorarão o panorama do tráfego de veículos automotivos na cidade.
Para a diminuir as consequências da intensa circulação de pessoas e também garantir a segurança de comitivas internacionais, atletas e espectadores, muitos destinos relacionados às Olimpíadas serão apenas acessíveis por intermédio de transporte público. Pensando nisso, a prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo; contratou a Sitec para sanar esta situação com recursos tecnológicos elegantes, pragmáticos para o usuário, eficientes e de baixo custo para os contratantes.
❖ Limitações
- Prazo de entrega: 3 a 4 meses antes dos jogos olímpicos.
- Limitação Tecnológica: Não utilizar soluções com tecnologias incompatíveis com a realidade do pais.
- Sem orçamento estimado.
❖ Critérios para o sucesso
- Gratuidade para o usuário final
- Portabilidade Móvel
- Variedade linguística
- Interface simples e ilustrativa
- Segurança da informação
❖ Possíveis Soluções
A partir desta situação, a equipe da Sitec propôs à Prefeitura e ao Governo do Estado as três soluções a seguir:
- Site da prefeitura com todas as rotas de ônibus e outros meios de transporte público: O usuário interessado teria acesso ao site da prefeitura, após efetuar cadastro, em que todas as rotas de ônibus (BRT e normais), metrô e VLT seriam disponibilizadas.
- Terminais de informação nas estações de metrô, shoppings , BRT e VLT: Em todos os lugares seguros e de alta circulação de espectadores, seriam disponibilizados terminais de ajuda em que o usuário escreveria seu destino e então seria calculada a melhor solução logística para aquele caso específico.
- Aplicativo gratuito disponível na Playstore, iTunes store e Windows store: Utiliza o conceito tão popularizado por aplicativos como Waze e Google Maps, dispõe de uma integração com o GPS do aparelho celular e tem como finalidade principal informar ao usuário sobre todas as novidades do evento e locais de acesso.
❖ Conclusão
Na solução “1” nos deparamos com os seguintes aspectos negativos: Falta de portabilidade, dificuldade de acesso para estrangeiros (uma vez que a home do site da prefeitura não está disponível em outras línguas, não muito fácil para o usuário que não conhece a cidade)
Já na solução “2” o alto custo associado devido à necessidade de aquisição dos terminais, falta de portabilidade e difícil implantação são fatores que nos fazem descartar essa possibilidade, devido às condições e exigências do projeto.
...