Resumo do artigo “LINGUAGEM E LUTA PELA VIDA.”
Por: Priscila Caroline • 8/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 290 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE MEDICINA
Disciplina: História da Medicina (2019/1)
Professor Dr. João Bosco Botelho
Aluno: João Ricardo da Silva Neto Matrícula: 19000092
Resumo do artigo “LINGUAGEM E LUTA PELA VIDA.”
O referido artigo traz como enredo principal, o estabelecimento da relação linguagem X vida, explicando-a inicialmente através de uma viagem cronológica e evolutiva, traçando uma possível origem linguística humana, considerando evoluções físicas, por meio da comparação do tamanho dos cérebros de ancestrais mais distantes do homem, assim como considera-se também o desenvolvimento de ferramentas utilizadas nas primeiras representações linguísticas descritas, tais como: pedras, ossos, e posteriormente pedras mais trabalhadas, ganhando formas daquilo que se queria expressar.
No âmbito da relação linguagem X vida, no desenvolvimento do texto, pode-se notar como a linguagem se desenvolvia de acordo com o mistério da morte. Rituais e maneiras de encarar esse fenômeno nada mais era do que a forma que cada povo tinha para se expressar diante daquilo que não tinha explicação. Com a evolução dos modos de se interpretar a realidade e com a grande preocupação com o fim da vida, desenvolveram-se diversas crenças e medidas, servindo como uma espécie de “rota de fuga” de algo que não era aceitável.
Toda essa busca por prolongar os dias de vida tem uma origem bastante antiga, registros e mais registros nos rementem a pensar que com o passar do tempo isso só veio a evoluir e que até os dias de hoje vem evoluindo. Com toda certeza pode-se afirmar que a relação linguagem X vida enriqueceu diversos povos e mais tarde nações, possibilitando através disso o surgimento de crenças, culturas e acreditações.
Concluindo, os antepassados edificaram uma inteligente forma de encarar os fenômenos naturais, formando assim diversas identidades culturais, onde muitas permanecem até o cotidiano.
...