Resumo petroleo
Por: Yasmim Guerreiro • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 389 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
À medida que a produção de petróleo avançou em direção a águas ultra profundas, maiores foram os investimentos no desenvolvimento de materiais e técnicas de produção para atender às condições cada vez mais severas de pressão e temperatura do meio submarino. Por isso é importante a inovação para a produção de petróleo em grandes profundidades, especialmente para os países produtores em grande escala, como Noruega e Reino Unido, onde a indústria do petróleo e gás natural é um dos principais responsáveis para o desenvolvimento econômico local.
Cada sistema submarino de produção é composto basicamente por três tipos de subsistemas: equipamentos submarinos, linhas submarinas e sistemas de controle e alimentação. Entre os equipamentos submarinos, destacam-se as cabeças de poço e as árvores de natal molhadas. Já as linhas flexíveis e os umbilicais são considerados os principais componentes das linhas submarinas, e as unidades hidráulicas, unidades elétricas e estação de controle mostram-se os mais relevantes elementos do sistema de controle, ainda que se encontrem todos instalados nas plataformas de produção, e não no leito marinho.Os sistemas submarinos podem apresentar diversas configurações, variando da mais simples, na qual um único poço, chamado de satélite, encontra-se ligado a uma plataforma fixa, até a mais complexa, em que diversos poços estão interligados a um coletor (manifold) e este a uma unidade flutuante de produção. O arranjo submarino depende dos seguintes pontos: número e posicionamento dos poços; comprimento e diâmetro das linhas de produção; localização e tipo de ancoragem da plataforma; meios de instalação disponíveis; condições desejadas de produção; e necessidade de meios para elevação artificial.
O sistema de controle desempenha a função de operar as válvulas das ANM, manifolds e tubulações do arranjo submarino, bem como de monitorar e transmitir para a plataforma todas as variáveis de produção, como temperatura, pressão e presença de areia. Apesar de seu baixo custo, o sistema de controle é considerado o coração dos sistemas submarinos de produção, demandando, portanto, elevados padrões de confiabilidade e disponibilidade.
As indústrias de petróleo e de equipamentos submarinos continuarão sendo sustentáveis por mais de vinte anos, uma vez que o petróleo e o gás natural permanecerão como as principais fontes de energia no mercado global. Como o Brasil será um dos maiores produtores de petróleo não convencional especialmente em aguas profundas, a demanda por equipamentos submarinos no mercado brasileiro será uma das maiores do mundo.
...