Revisão crítica: a importância da comunicação na vida dos surdos
Por: Bruna Carrano • 13/3/2018 • Resenha • 761 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
Resenha crítica: A importância da comunicação na vida dos surdos.
Tales Henrique Faria 1209000nn
Bruna Carrano 120900033
Disciplina: Libras
Professora: Symone Gonçalves
Uma sociedade e ou comunidade é composta de indivíduos diversos, cada um desses indivíduos possui limitações e habilidades especificas. Dessa forma é fundamental que tais indivíduos encontrem uma forma de se interagir. O dicionário da língua portuguesa define comunicação como sendo ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta, e garantir que o conteúdo da informação transmitida foi entendido.
O ato de se comunicar é de suma importância para todos os indivíduos, uma vez que garante autonomia, desenvolvimento e integração entre os membros de uma comunidade. O ato de se comunicar pode ser realizado em diversas formas, como através da comunicação oral (língua materna de cada país ou região especifica), através de mimicas e gestos, bem como através da língua de sinais, no Brasil a LIBRAS, que se trata da língua materna dos surdos, e que usa de recursos visoespaciais para a compreensão.
Se tratando de indivíduos surdos, a comunicação tem um papel de igual importância, através da língua brasileira de sinais os surdos podem se inserir na sociedade em patamar de igualdade com qualquer outro indivíduo. A LIBRAS, possibilita que o surdo se comunique com outros surdos e possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda para que este tenha acesso a conceitos e conhecimentos já existentes,
Além da legitimação da cultura surda, a utilização da Libras da voz a esta cultura, possibilita o entendimento de suas necessidades, anseios e expectativas podendo assim, facilitar o atendimento a essas necessidades, sendo a forma mais expressiva de exercício da cidadania.
A popularização da LIBRAS, é importante para garantir a comunicação entre os indivíduos, além de desmistificar certos preconceitos inseridos há muito tempo na sociedade, como o de que a surdez era uma deficiência que deveria ser tratada clinicamente com intuito de superar o déficit auditivo. Uma vez que a comunicação permite que diversos indivíduos sem conheçam a fundo, e partir dessa convivência conhecerem, aceitarem e até admirarem as limitações e habilidades inaptas de cada indivíduo, cria-se uma população integrada e que busca junta o desenvolvimento de todos.
Atualmente já existem ações políticas que incentivam divulgação da Libras, como a presença obrigatória de interpretes em escolas e hospitais, a obrigatoriedade da disciplina em cursos de licenciatura, além da disponibilização da disciplina como optativa e qualquer curso de graduação. No entanto, percebe-se que tais políticas não são suficientes para garantir a comunicação.
Nesse aspecto, o uso da tecnologia leva inúmeros benefícios para os surdos, ajudando na comunicação entre surdos e ouvintes, facilita o convívio e desenvolvimentos de indivíduos surdos inseridos em famílias ouvintes, ou de indivíduos ouvintes inseridos em famílias surdas, bem como na execução de tarefas cotidianas. Como exemplo dessas tecnologias voltadas para a comunidade surda, podemos destacar os aplicativos brasileiros Hand Talk e Prodeaf, que possuem a tradução de textos e mensagens de voz para a língua brasileira de sinais. E também o uso de campainha luminosas com o auxílio de câmeras, além de babás eletrônicas com sistema de vibração e câmeras, dentre outras.
...