Rh Novo Milenio
Casos: Rh Novo Milenio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: van1507 • 27/9/2013 • 481 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
RECURSOS HUMANOS NO NOVO MILÊNIO
Que o rh tem um papel importante na organização todos nos já sabemos, mas o Rh vai além de contratar e “pagar” um funcionário.
Nos dias de hoje o Rh desenvolve um papel estratégico na empresa, ele participa do planejamento organizacional para desenvolver o planejamento na área do Rh. O Recursos Humanos busca fazer um elo entre o funcionário a estratégica organizacional.
A responsabilidade de um gestor de Rh hoje é muito mais importante do que antes. Ele tem que buscar no mercado hoje tão competitivo profissionais cada vez mais capacitado, que vá agregar valor, trazer benefícios, lucros, conhecimento a empresa. Ele precisa reconhecer estes profissionais, e saber o que fazer para motiva-los e mantê-los na organização, porque um profissional qualificado que deixa a empresa, e uma perda muito grande. Precisa buscar meios de motivar os funcionários, porque um funcionário desmotivado não produz tão bem quanto um motivado. Quando se fala em motivar funcionários, o Rh não pode pensar apenas em salários, e sim ter a capacidade de buscar novos meios, porque hoje o profissional não quer apenas uma remuneração, ele quer mais do que isso. Portando é dever do Rh buscar alternativas que satisfaçam os mesmos, e que se encaixe nos recursos que a organização esteja disposta a investir.
Além disso, é função também do Rh estimular o relacionamento na organização, conhecer bem a sua área principalmente nos dias de hoje onde a concorrência é cada vez maior. O gestor precisa se preocupar com o relacionamento intrapessoal, a comunicação, e motivação, por isso é preciso saber ouvir, avaliar, aceitar criticas e sugestões dos colaboradores e vice-versa.
O Rh envolve processos como: recrutamento e seleção, orientação, avaliação de desempenho, remuneração, programas de incentivo, benefícios entre outros, tudo isso para estimular e manter o funcionário, pois neste novo milênio a valorização do capital humano tem sido muito maior, e as empresas já perceberam que esse capital é fundamental para competir, uma vez que o profissional é o único recurso que pode aprender, desenvolver, gerar recursos, inovar, produzir, vender, liderar, motivar, tomar decisões, portanto os colaboradores são, o bem mais valioso da organização.
Por conta dos avanços da tecnologia, da globalização os profissionais devem sempre se capacitar para ter um diferencial competitivo, e o profissional do Rh estar capacitado para buscar, reconhecer e manter estes profissionais na organização, e sabemos que este papel não é fácil, por isso a área de Rh tem tido um papel muito mais importante hoje do que no passado onde à função era apenas, contratar, demitir, e remunerar. O RH precisa estar em sintonia com as demais áreas da organização e saber qual o plano estratégico da empresa para atuar de maneira eficaz e buscar os profissionais que se encaixe no perfil da empresa, e manter os que já estão contribuindo de uma forma positiva para o sucesso organizacional. Pois o grande diferencial do RH é agregar valor.
...