Roda Dentada
Artigo: Roda Dentada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raysantos86 • 24/3/2015 • 432 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Elevador de Canecas
Roda Dentada
Elaborado por: Ray Barbosa dos Santos
1- Desgaste Precoce da Roda Dentada
O desgaste dos dentes de engrenagens ocorre pelo atrito, causado pelo contato direto entre os dentes com a corrente e acentuado com a presença de areia.
Os mecanismos de desgaste classificados em nossa aplicação são: abrasão e deformação plástica.
1.1 – Análise de Aplicação
Para uma melhor vida útil dos equipamentos e de seus componentes, é necessária uma análise de onde e como será a aplicação de tal equipamento, visando assim uma maior confiabilidade e disponibilidade do mesmo. Para isso, necessita-se identificar o local de trabalho, o material, a dureza requerida, os possíveis problemas que possam ser gerados em operação e depois sim, dimensionar o material, tratamento superficial, forma dos dentes, etc.
1.2 – Esforços nos Dentes
O dente de uma engrenagem suportará o contato no modo de rolagem na linha do ponto de contato dos círculos primitivo próximo à área “C” (figura 1), onde o desgaste será mais acentuado. Nas linhas do ponto de contato dos círculos primitivos entre A-B e D-E (figura 1), o dente enfrenta principalmente o contato no modo de deslizamento, resultando em desgaste e esfolamento.
Figura 1
Figura 2 – Engrenagem nova
Figura 3 – Engrenagem com desgaste
2- Análise e Conclusões
Atualmente o material é fornecido pela empresa Telmac em aço SAE 1020 e passa pelo Tratamento Térmico de Cementação, que consiste em fornecer enriquecimento superficial com o carbono, não alterando camadas mais internas dos materiais, o que aumenta sua resistência contra impacto e corrosão.
Após realização do teste de dureza (figura 4), constatou-se que o material não tem as características físico-químicas adequadas para aplicação. Pois apresentou uma dureza de apenas 8,0 HRc, onde o mais indicado para aplicação seria uma dureza acima de 40 HRc devido trabalhar em grande exposição de areia e estar em atrito constante para com a corrente elevadora de canecas. Além disso, o material deve passar pelos Tratamentos Térmicos de Tempera e Revenimento, que consiste no aumento da dureza do aço e assim elevando seu limite de escoamento e resistência à tração, compressão e ao desgaste.
Figura 4 – Teste de Dureza
3 – Ilustrações
Figura 5 – Desgaste da Roda
Figura 6 – Roda sem desgaste
4 – Plano de ação
Solicitação do
...