Rotatividade
Tese: Rotatividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TeodoroCarvalho • 10/4/2014 • Tese • 552 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Discussão dos resultados
A realização da coleta de dados, através de questionários aplicados aos alunos dos cursos de Secretariado, Administração e Química (totalizando 111 alunos), nos permitiu concluir que os participantes eram, em sua maioria, do sexo feminino, com a predominância da faixa etária de 16 a 20 anos, equivalente a 43,51% dentro dos dados estatísticos e o menor índice foi de 5,56%, dos trabalhadores de 36 a 46 anos.
Do total de todos os entrevistados, 88,39% deles estão dentro do mercado de trabalho, predominando entre eles os setores de comércio e indústria. O índice de permanência no emprego está entre nove meses a um ano e meio, concluindo-se que a massa entrevistada não é rotativa.
Devido às melhores ofertas de emprego e salariais, 57,14% dos entrevistados já passaram por desligamentos por pedirem demissão. Sendo assim, o fluxo de pessoal está em 40,71% para organizações que sofrem com este fato e 59,29% para aquelas que não passam por este problema.
Dentre os principais motivos da rotatividade está a insatisfação em relação à remuneração, totalizando 38,56% desse fator que não está agradando a maior parte dos trabalhadores. Dentro desse mesmo questionamento o item de menor destaque foi a liberdade para sugestões.
Enfim, conclui-se que, com base na análise destes dados estatísticos, atualmente a rotatividade de pessoal ocorre em determinadas empresas, o que não foi o caso da massa de trabalhadores entrevistados.
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo inicial deste trabalho foi identificar o motivo pelo qual a rotatividade de pessoal nas organizações é um fator de destaque no setor de recursos humanos, uma vez que seu índice ainda é consideravelmente elevado. Sendo assim, pode-se afirmar também que agregado a ele está o alto custo com recrutamento e seleção, treinamentos, substituições de funcionários, reflexos na produção, entre outros fatores que prejudicam financeiramente as empresas afetadas.
Contudo, o fluxo de pessoal também pode ser benéfico se estiver devidamente administrado desde a seletiva de candidatos no ato da contratação, ou seja, o índice rotativo de uma organização deve manter-se estável para que a produção não sofra transparecendo-a, caso ela ocorra ou se torne estática, sem planos de crescimento, caso ela não ocorra de maneira mais amena.
Portanto, uma das orientações encontradas com maior frequência é para que as empresas adotem uma sistemática de escolhas mais eficiente para admissões, tentem reter seus talentos já introduzidos no trabalho e substituir aqueles que permanecem com seu nível de produção estável.
O aprendizado adquirido com este estudo demonstrou a importância de se trabalhar em equipe a teoria e a prática, além da obtenção de resultados satisfatórios pelo levantamento de dados sobre os principais fatores que concebe e intensifica este fluxo de pessoas dentro das organizações, entretanto, como todo assunto, este também apresentou benefícios e malefícios tanto para gestores, quanto para subordinados que, por sua vez também foram os grandes protagonistas desta pesquisa.
Além disso, complementa-se que esta aprendizagem pode despertar
...