Ruas do Brincar O Brinquedista
Por: Arzamendia11 • 7/2/2017 • Dissertação • 474 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Projeto: Ruas do Brincar
Entidade: Pastoral da Criança
Coordenação: Nelma Arzamendia (Brinquedista)
Tel: (24) 992 88 44 88
O Brinquedista
O Brinquedista pode ser compreendido a partir de seu papel profissional como agente de desenvolvimento psicossocial, cuja função é criativa e transformadora; sendo assim, interage e dialoga com a criança, e pode intervir favoravelmente nos processos subjetivos de construção e de expressão do ser humano. Por meio da atividade lúdica, o brinquedista, proporciona à criança vivenciar o relacionamento afetivo de maneira significativa e experimentar troca cognitiva e emocional com possibilidades transformadoras ou criativas com seus pares.
Ruas do Brincar
Para a Pastoral da Criança a rua não é apenas local público, onde pedestres e carros dividem espaço, vai muito além do ir e vir: ela é espaço do estar, do ocupar, do brincar. E essa é a proposta do Projeto Ruas do Brincar, ser um espaço de interação e de livre estímulo ao direito de brincar das crianças.
Objetivo
Envolver toda a comunidade no entendimento da importância ao brincar para o desenvolvimento das crianças e na criação de espaços seguros para as atividades. Essa interação afasta as crianças dos perigos e celebra a comunhão entre elas.
Promover o convívio da família, fortalecendo laços de amor, carinho, respeito, confiança e amizade entre pais e filhos.
Resgatar antigas brincadeiras de rua, apresentando às crianças novas possibilidades de fazer “amigos não virtuais”. Valorizar a interação real e efetiva (tocar, falar, olhar, trocar ideias...), utilizando essas brincadeiras como ferramenta na construção do conceito de respeito ao próximo.
Estimular o desenvolvimento infantil na construção da cidadania e valores sociais, como compartilhar um brinquedo, utilizar o tempo de brincar, despertar a imaginação e aprender novas brincadeiras.
Promover o Dia da Celebração da Vida – Pastoral da Criança.
Realizar pesagem e verificar estatura das crianças menores de 6 anos, para prevenir a obesidade e desnutrição infantil.
Público Alvo
Crianças da comunidade e seus familiares, Catequese e Pastoral da Criança.
Estatística
60 crianças da Pastoral da Criança + 80 crianças da catequese + crianças da comunidade.
Metodologia
As atividades (brincadeiras) serão desenvolvidas em Conservatória, distrito da cidade de Valença, Rio de Janeiro, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) incluindo a rua em frente à Igreja Santo Antônio, em horário e data previamente agendados para que sejam tomadas as devidas providências para a realização satisfatória do Projeto (fechamento da rua, apoio da saúde, alimentação, formação de equipe...)
Será oferecido almoço, onde os pais serão convidados a aprender e ajudar no preparo de receitas simples,
...