SGA PORTO DE SUAPE
Por: thiagoseno7 • 3/5/2015 • Seminário • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
SISTEMA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL DO PORTO DE SUAPE-PE
KAYO RAFAEL JOSÉ DE MELO
RODRIGO BARROS
THIAGO FARIA
SILVA SENO
Professor WASHINGTON SOARES
Santos – 2015
Resumo do Projeto Integrador
Neste projeto integrador falaremos basicamente de todo o sistema de gerenciamento ambiental do Porto de SUAPE/PE, colocando em pauta a preocupação do porto com o meio ambiente, a responsabilidade social que o porto procura exercer em seus projetos, programas de Monitoramento e Controle Ambiental, falaremos sobre a estrutura que o porto comporta para o desenvolvimento de seus projetos ambientais, e todas as suas ações com embasamento nas informações do próprio porto de Suape/PE.
Com isso, mostraremos toda complexidade de um sistema de gerenciamento ambiental e suas vantagens dentro do parâmetro empresarial, social e econômico.
Introdução do Projeto Integrador
Gestão Ambiental éa administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.
Este trabalho tem o objetivo mostrar todas as atividades em prol do meio ambiente, que o porto de Suape traz, se justificando sua importância pelo fato de que a prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo. Com isso o porto age com eficácia neste setor, gerando lucros não só para o meio ambiente mas também como para o próprio complexo.
O referencial teórico foi baseado nos autores BARATA, Martha de Lima; KLIGERMAN, Débora Cynamon; MINAYO-GOMEZ, Carlos. A gestão ambiental no setor público: uma questão de relevância social e econômica.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o Estudo de Caso por meio da revisão bibliográfica e pesquisa exploratória, complementando com pesquisa de campo em empresa do ramo de logística e transporte Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros ( Porto de Suape/PE) .
No primeiro capítulo apresentaremos os principais conceitos e definições teóricos sobre a preocupação do porto com o meio ambiente e a responsabilidade social nela envolvida.
No segundo capítulo abordaremos assuntos relacionados aos projetos, estrutura ambiental e programas desenvolvidos pelo porto de suape, inserindo os conceitos estudados em cada disciplina no semestre.
No terceiro capítulo descrevemos o “caso” prático, desde o início, durante e término da pesquisa, e os resultados obtidos que respondem ao objetivo do projeto.
Licenciamento Ambiental
Razão Social: SUAPE COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO GOVERNADOR ERALDO GUEIROS.
Validade: (Licença de Operação): 25/01/2016
Nº: 05.13.01.000200-6
Data da emissão: 21/01/2013
Órgão emissor: Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)
RESPONSÁBILIDADE SOCIAL
Projeto Suape para Todos abrange todos os programas sociais do Complexo. Em três anos de atuação, já formou cerca de 3 mil pessoas no Centro de Treinamento (Cetreino). Uma equipe de profissionais capacitados ministram aulas nos cursos de qualificação profissional, reforço de escolaridade, inclusão digital e ensinos fundamental e médio. Além disso, atividades como o Cinema Para Todos, passeios culturais e festas nas principais datas comemorativas programam a agenda de lazer ofertada às comunidades. Parcerias com o Sebrae e o Senai ampliam a carteira de cursos oferecidos por Suape com foco nas atividades industriais do Complexo.
O Programa Habitacional Nova Tatuoca beneficiará mais de 50 famílias, moradoras da Ilha de Tatuoca, local onde opera o Estaleiro Atlântico Sul. Cada uma delas receberá uma casa de gesso, com água encanada, saneamento e energia elétrica reproduzindo as condições ambientais de suas antigas moradias.
Programas de Monitoramento e Controle Ambiental
Projeto de Monitoramento Ambiental da Qualidade do Ar
O monitoramento da qualidade do ar representa um instrumento importante de gestão da qualidade ambiental que permite, a partir de dados coletados, planejar ações preventivas e corretivas com o intuito de reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente, proporcionando a manutenção da proteção à saúde pública, da segurança e do bem-estar da população.
O Projeto em questão tornou-se viável através de dois convênios, sendo um firmado entre a Refinaria Abreu e Lima S/A (RNEST) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e o outro entre a CPRH e SUAPE, para a implantação de uma Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar na área do Complexo Industrial e Portuário de Suape (CIPS).
...