SISTEMA RESPIRATÓRIO
Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA RESPIRATÓRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tngsilva • 27/6/2014 • 1.575 Palavras (7 Páginas) • 256 Visualizações
Sistema Respiratório
1 – Função do sist. Respiratório é realizar troca gasosa por meio da respiração
2 – Trato Respiratório Superior: Nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia.
Trato Respiratório Inferior: traquéia, brônquios, bronquíolo, pulmão.
3 – Orifícios Anteriores: narinas
Orifícios Posteriores: coanas
4 - Nas paredes laterais da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos - superior, média e inferior). Entre as conchas nasais tem-se espaços denominados de meatos (superior, médio e inferior).
5 – Seios Paranasais: maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.
6 – Subdivisões da Faringe: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
7 – Função da Laringe: Atuar como passagem para o ar durante a respiração, produzir som, ou seja, a voz, impedir que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias.
8 – Impedir que o alimento passe para o trato respiratório.
9 - A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. São responsáveis pela produção do som: Pregas vestibulares ou superiores (cordas vocais falsas) e prega vocal ou inferiores (cordas vocais verdadeiras).
10 – Traquéia: Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais.
11 - O local onde ocorre a divisão da traquéia é denominado Carina.
12 - Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Os alvéolos são envolvidos por capilares sanguíneos. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo- pulmonar.
13 - O pulmão D - Fissura Obliqua: separa lobo inferior dos lobos médio e superior, Fissura horizontal: separa lobo superior do lobo médio.
O pulmão E - Fissura Oblíquia: lobo superior e um lobo inferior.
14 - Face Costal (face lateral): está em contato com as costelas, é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica.
Face Diafragmática (face inferior): é côncava e assenta sobre a cúpula diafragmática.
Face Mediastinal ou Mediastínica (face medial): é a face que possui uma região côncava onde se acomoda o coração.
15 – O pulmão D tem 3 lobus e 2 fissuras já o pulmão E tem 2 lobus e somente uma fissura.
16 –Pleura é uma membrana que reveste o pulmão, ela se divide em pleura visceral e parietal. Entre as pleuras há um espaço denominado espaço pleural.
17 - Hilo pulmonar: brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos. A principal diferença é a posição de cada estrutura em comparação com o hilo do outro pulmão. No hilo direito, as estruturas estão posicionadas lado a lado, já no esquerdo, as estruturas estão quase que sobrepostas.
SITEMA CIRCULATÓRIO
1 – A principal função do sistema cardiovascular é levar material nutritivo e oxigênio às células.
2 - Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação: Leva sangue do VD do coração para os pulmões e de volta ao AE do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o CO2 e recebe O2. O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
Circulação Sistêmica ou Grande Circulação: É a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega O2 e outros nutrientes vitais para as células, e capta CO2 e outros resíduos das células.
3 – O sangue tem por função levar nutrientes às células e transportar O2.
4 – O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. O plasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são os glóbulos sangüíneos e as plaquetas.
5 – O coração está situado na cavidade torácica, atrás do esterno, fica acima do diafragma, perto da linha média, no mediastino, está posicionado obliquamente onde a base é medial e o ápice lateral. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo.
6 – Camadas da Parede Cardíaca
Pericárdio: É a membrana que reveste e protege o coração. Restringe o coração à sua posição no mediastino. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso. O pericárdio fibroso superficial é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele. O pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do pericárdio seroso está fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericárdio seroso, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração.
Epicárdio: A camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
Miocárdio: É a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.
Endocárdio: É a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.
7 – A valva Mitral ou bicúspide: permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e impede seu retorno ao se fechar.
A valva
...