TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLIDARIEDADE MÊCANICA E ORGÂNICA

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

SOLIDARIEDADE MÊCANICA E ORGÂNICA

SÃO PAULO

2015

01

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SOLIDARIEDADE MÊCANICA E ORGÂNICA

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade de Nove de Julho, sob orientação do Professor, Glaucy Karol Abdon Alvez como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia.

SÃO PAULO 02

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO........................................................................................... 04

JUSTIFICATIVA............................................................................................... 05

PROBLEMATIZAÇÃO...................................................................................... 06

03

TEMA

SOCIOLOGIA E EDUCÃO

TÍTULO

SOLIDARIEDADE MÊCANICA E ORGÂNICA

APRESENTAÇÃO

O meu objetivo é apresentar sucintamente o método científico e suas implicações no estudo da educação.

No período (final do século XVIII) este estudo apresentava características diferenciadas do ano atual, é importante destacar que a teoria tem que ser atualizada. Sendo também um item a ser comentado neste trabalho, enfatizando as condições que a sociedade da informação nos traz no ambiente educacional, sob ponto de vista da moral.

Portanto, pesquisei pelos conceitos de fatos sociais, solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, para em seguida, contextualizar a forma como era analisada a Educação, sem desvinculá-la da necessidade de regulação social na sociedade na época.

04

JUSTIFICATIVA

Eu acredito para que possamos entender os conceitos de Solidariedade Mecânica e Orgânica, precisamos nos ater, primeiro, ao conceito de Consciência coletiva, a qual é definida como:

Essa consciência coletiva é determinada pela moral dominante na sociedade, que estipula quais as crenças os hábitos, os costumes e a religião a serem cumpridos e disseminados em sua totalidade:

Encontram-se dois tipos de organizações: mecânica e orgânica. As sociedades fundamentam-se na divisão do trabalho, a qual se apresenta como articuladora das diferentes funções, com o fim de harmonizar a sociedade.

Ocorre uma solidariedade com autonomia (mecânica) e com dependência (orgânica). A diferenciação é feita pela evolução das sociedades, pois, elas passavam das mais simples para as mais complexas.

Entendemos como uma organização, ou a forma que as sociedades se estruturam. Em sociedade simples, é a mecânica. A solidariedade mecânica se caracteriza pela forte presença da consciência coletiva que mantêm o consenso e a homogeneidade.

Na divisão do trabalho as semelhanças são em diversos setores, não necessitando da interligação de especialidades, ao contrário da solidariedade orgânica, caracterizada muito mais pela diferenciação e especialização, que necessita, conseqüentemente, da interdependência na divisão do trabalho.

05

PROBLEMATIZAÇÃO

A pesquisa indica a solidariedade mecânica e orgânica, se fundamentam na divisão do trabalho e como articuladora a fim das diferentes funções com a função de harmonizar a sociedade.

O termo solidariedade pode ser entendido como organização?

A interdependência o corre por meio ocorre por meio da especialização? E é possível desenvolver uma autonomia pessoal devido à dissolução da consciência coletiva?

A solidariedade pressupõe direitos e deveres e constitui uma função moral. Entretanto, conforme as sociedades vão se desenvolvendo, aumentando a divisão do trabalho e modificando costumes e crenças, a moral sofre alterações que propiciam um estado de desajuste, caracterizando no que Durkhein chamaria de “anomia”:

[...] Na visão durkheimiana, as sociedades têm necessidades sociais que são materializadas na consciência coletiva. Contudo, se pode perceber, em diferentes circunstancias históricas, que o aparecimento de novas necessidades sociais entra em desacordo com o que se materializou nas consciências coletivas e nas instituições sociais. Ou seja, no dinamismo do processo social se pode verificar a existência de desajustes entre normas e costumes instituídos e necessidades emergentes. Esta ultima estão vinculando ao progresso social (TURA, 2001, p. 46).

SOLIDARIEDADE MÊCANICA E ORGÂNICA

SÃO PAULO

2015

01

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com