SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA
Trabalho Universitário: SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pileggi • 13/10/2013 • 637 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
CONCEITO
Substituição tributária é o instituto criado e implementado pelas unidades federadas antes do advento da atual Constituição Federal, através de legislação infraconstitucional. Como ficou comprovada a sua eficiência e efetividade como instrumento de gerência das receitas tributárias pelos entes tributantes, a atual Constituição Federal incorporou-o definitivamente como instrumento efetivo.
O instituto da substituição tributária encontra-se previsto no art. 150, § 7°, da CF/88, com a redação dada pela Emenda Constitucional n.° 3/93, que assim prescreve:
“§ 7° A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido”.
Verifica-se que a substituição tributária é utilizada pelas Unidades Federadas no intuito de minimizar a sonegação do imposto facilitando sua fiscalização. O intuito consiste em atribuir a terceira pessoa a responsabilidade pelo recolhimento e pagamento do imposto antes mesmo da própria operação que constitua o fato gerador.
O regime de substituição tributária consiste em recolher antecipadamente o imposto devido por uma operação subseqüente, encerrando a fase de tributação da mercadoria internamente.
Legislação Aplicável no MS
Estado de Mato Grosso do Sul, disciplinam a exigência do imposto na modalidade de substituição tributária, especialmente o Anexo III ao Regulamento do ICMS, o qual estabelece normas gerais, bem como algumas regras especificas sobre.
A fim de orientá-lo quanto à aplicação correta das normas relativas ao regime de substituição tributaria, apresento o quadro, a seguir:
Ato Legal Operações/ Prestações com Substituição Tributária
Decreto n°. 10.100/00 Materiais de Construção Civil e Ferramentas
Decreto n°. 10.178/00 Peças Automotivas
Decreto n°. 12.570/08 Gasolina automotiva, GLP, querosene, óleo combustível e óleo diesel
Decreto n°. 12.332/07 Gás natural veicular
Decreto n°. 12.340/07 Produtos eletrodomésticos, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.
Decreto n°. 12.975/10 Suportes elásticos para cama, colchões, inclusive Box, travesseiros e pillow.
Subanexo Único Anexo III do RICMS/MS. Produtos Diversos
Art. 33 do Anexo III ao RICMS/MS Prestação de Serviços de Transporte
Base de Cálculo – Regra Geral
De acordo com o disposto no art. 3° do Anexo III ao RICMS//MS, para efeito da retenção e do recolhimento do ICMS pelo regime de substituição tributária, relativamente às operações subseqüentes, a base de cálculo é, sucessivamente:
I – o preço final, máximo ou único, fixado por órgão público competente;
II – o preço sugerido pelo fabricante ou importador e adotado, rotineiramente, pelos revendedores varejistas do respectivo produto, ou o preço marcado ou fixado pelo fabricante ou importador;
III – o valor obtido pelo somatório das seguintes parcelas:
a) o valor da operação
...