Saber Ouvir
Monografias: Saber Ouvir. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lyly2013 • 24/10/2013 • 530 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
Saber ouvir evita erros
Hélio Terra
A importância de saber ouvir é um assunto que tem sido debatido há tempos pelos gestores de empresas nas convenções de vendas, workshops de treinamentos e até mesmo em feedbacks para as equipes. Será, no entanto, que as pessoas realmente entendem a necessidade disso e conseguem exercitar essa habilidade?
O que se percebe é que muitos se dispõem a escutar, porém não a ouvir. Permitem que os colegas de equipe falem, mas já imaginando o que dirá para convencê-los de sua opinião, deixando assim de prestar atenção e validar o que o outro disse.
Em épocas de crise, a habilidade de ouvir se torna ainda mais valorizada nas empresas. Afinal, saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante para exercitar a criatividade, competência fundamental para manter a competitividade no mercado, principalmente quando o cenário econômico não é bom.
Saber ouvir, no entanto, não significa aguardar a vez de falar, mas sim analisar se o que o outro está dizendo pode influenciar positivamente no planejamento que está sendo traçado, se agrega valor ao produto e se pode trazer novas oportunidades de negócios. Lembrando também que, às vezes, não é o todo que importa, e que um detalhe que o outro diga pode complementar seu raciocínio e compor uma parceria de sucesso.
Garimpar informações, principalmente entre os profissionais da equipe de trabalho, é premissa fundamental para garantir que as estratégias serão bem executadas. Afinal, não adianta uma boa estratégia se não se sabe o que pensam as pessoas que irão executá-la. Para que o sucesso seja alcançado, é preciso investir em uma comunicação eficaz e assertiva, e isso só é possível se os líderes souberem ouvir.
O mesmo vale para a relação empresa-cliente, pois é impossível saber identificar as necessidades do cliente sem ouvi-lo. E essa é uma questão na qual muitos consultores pecam, pois alguns estão tão preocupados em convencer o cliente e fazer a venda, que esquecem de prestar atenção no que realmente importa e que fará com que o trabalho seja satisfatório, fidelizando assim o cliente.
É preciso lembrar que o fato de ser especialista em determinado assunto não implica adivinhar as necessidades do outro, e muito menos o isenta de ouvi-lo. Ouvir evita muitos erros, isso é fato. E negociadores que não sabem ouvir perdem muitas oportunidades.
Por isso, exercite esse hábito não apenas em sua vida pessoal, mas também na profissional. Em vez de separar o que tem a falar e todos os argumentos para convencer o outro, pense sim e elabore sua opinião, mas deixe os preconceitos de lado e a mente aberta para prestar atenção nas outras pessoas e no que suas opiniões podem contribuir.
Lembre-se de que, em uma corporação, o importante não é falar melhor e convencer a todos com a sua brilhante argumentação, mas sim garantir o sucesso do projeto e a motivação de sua equipe, que é a sua melhor ferramenta de trabalho. A competência da boa comunicação é importante, mas, se isolada, não é produtiva e as melhores ações são frutos de boas discussões, de trocas de idéias que não seriam possíveis sem bons ouvidos. (Estado de Minas - 05/07/2009)
...