Saneamento ambiental
Por: Lucasss125677 • 29/4/2018 • Projeto de pesquisa • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA AMBIENTAL – 8° PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II
SANEAMENTO E QUALIDADE DÁ ÁGUA
SÃO LUÍS – MA
2018
ANTÔNIA CRISTINA ALVES DA SILVA
KARLA GRACIANE FREITAS SOARES
LUCAS EDUARDO ARAGÃO
NEURACI COLARES MARTINS
SANEAMENTO E QUALIDADE DÁ ÁGUA
Trabalho realizado para obtenção da 1° nota parcial I para o curso de Engenharia Ambiental na disciplina projeto integrado multidisciplinar II, na faculdade Pitágoras - FAMA Prof. Tyla Mendes Ricci
[pic 2]
SÃO LUÍS – MA
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................4
- PROBLEMA.....................................................................................................5
- OBJETIVOS.....................................................................................................5
- OBJETIVO GERAL.....................................................................................5
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................5
- JUSTIFICATIVA..............................................................................................5
- REFERÊNCIAL TEÓRICO...............................................................................6
- HIPÓTESE......................................................................................................6
- METODOLOGIA..............................................................................................7
- TIPOS DE PESQUISA................................................................................7
- MATERIAIS E MÉTODOS..........................................................................7
- CRONOGRAMA..............................................................................................9
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................10
10. REFERÊNCIAS..............................................................................................11
ASSUNTO
Saneamento e Qualidade da Água Potável
TEMA
Potabilidade de água subterrâneo para o consumo humano na área do Residencial Ribeira de São Luís -MA.
- INTRODUÇÃO
A água é um recurso natural indispensável para a vida humana, por essa sua particularidade, a água pode se tornar um dos principais vetores de doenças. Dados revelam que mais de 19 milhões de pessoas no Brasil não tem acesso a água tratada (Frazão et.al, 2011). Mendes (2008), aponta que no Maranhão, no ano de 2005, foram diagnosticados pela Secretária Estadual de Saúde, 294 casos de óbitos de crianças com doenças infeccionais intestinais, em São Luis, foram registrados 31 casos, todos por doenças de transmissão hídrica.
Nos Estados Unidos e Europa Central, onde o saneamento básico é quase universal, as doenças de veiculação hídrica foram reduzidas significativamente no século passado devido à proteção das fontes de água e instalação de sistema de esgotamento sanitário. Nos países em desenvolvimento, entretanto, os serviços de água e esgoto ainda são deficitários resultando em milhões de mortes decorrentes de doenças evitáveis (MONTGOMERY e ELIMELECH, 2007).
Esses números, estão intrinsicamente ligados ao atual modelo de desenvol-vimento que não tem conseguido oferecer infraestrutura urbana necessária para acompanhar o mesmo ritmo de crescimento populacional, e por isso, muitas pessoas não conseguem ter atendimento ao mínimo necessário para viver dignamente em comunidade. Nesse sentido a água é fator limitante do crescimento das cidades, pois para a sua captação é necessário água em quantidade e qualidade adequada. (PIRES. et. al,2013)
A ilha de São Luis, passa atualmente por uma grande transformação imobiliária, com lançamento de prédios, condomínios e residências e com demandas acentuadas. Programas de construções imobiliários como o caso do projeto “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, são amplamente executados em áreas de recargas de aquíferos, essas fontes riquíssimas em águas subterrâneas, devem ser monitoradas, mapeadas, preservadas e com controle de avanço populacional, para assim serem utilizadas da melhor maneira adequada pelos moradores locais. Entretanto, a falta de planejamento, adequado para essas construções levam ao aparecimento de grandes irregularidades, no caso, a construção do Residencial Ribeira, que é um loteamento feito pelo Programa, que foi feita em uma área próxima a um desativado Aterro Sanitário.
Essas áreas de construção próximas a antigos Aterros Sanitários, embora passando por recuperação ambiental, estão sujeitas a elevados níveis de compostos orgânicos e metais pesados, em decorrência da percolação do chorume. (Gouveia e Prado 2010). Em decorrência dessa afirmativa, e levando em consideração que o Residencial Ribeira, utiliza atualmente o água proveniente de poços subterrâneos, o presente trabalho buscou caracterizar hidro quimicamente os recursos hídricos subterrâneos do Residencial Ribeira em São Luís – MA, enfatizando a qualidade da água e seus efeitos na saúde da população local.
2. PROBLEMA
A oferta da água potável se adequa aos padrões de qualidade para o consumo humano?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Diagnosticar a qualidade da água potável subterrânea extraída de poços artesianos no bairro Maracanã, na área do residencial Ribeira de São Luís – MA, através de analises, físicos químicas e microbiológicas.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Coletar amostras de água potável no Residencial Ribeira, seguindo os procedimentos estabelecidos para posteriormente análises dos parâmetros físico químicos e microbiológicos.
- Investigar os atuais usos da água extraída nos poços do Residencial Ribeira.
- Propor um tratamento adequado, para um uso racional deste recurso.
4. JUSTIFICATIVA
Avaliar a qualidade da água oferecida aos moradores do Residencial Ribeira na cidade de São Luís, mostra-se importante devido as variadas funções que a água tem para o ser humano. Considerando que a falta de tratamento adequado pode tornar a água um dos principais vetores para a proliferação de doenças, o direito a redução dos riscos de doenças, asseguradas pelo ministério da saúde e pela Constituição de 1988, dos moradores do residencial deve ser garantido. O presente trabalho busca investigar tecnicamente através de coletas e análises químicas e biológicas se o padrão de potabilidade da água, definido pela Portaria n°2.914 de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, está sendo aplicada.
...