Segurança Nos Estabelecimentos Penais
Exames: Segurança Nos Estabelecimentos Penais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabino • 21/10/2013 • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Segurança nos Estabelecimentos Penais
Curso: Serviços Penais
Professor:
Nome do aluno:
Data: 08/05/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Em nossos estudos verificamos que a crise é um evento resultante do convívio pessoal e profissional entre os seres humanos, e pode ocorrer diariamente. As crises no ambiente familiar, por exemplo, são comuns e na maioria dos casos, quando administradas com bom senso, podem ser resolvidas e conciliadas de maneira harmônica entre os envolvidos. Já na Segurança Pública, as crises são permanentes e oferecem riscos à vida dos indivíduos envolvidos, especialmente no sistema prisional, quando a crise não controlada se transforma em uma rebelião com reféns.
De acordo com o conteúdo estudado, responda as seguintes questões:
a) Identifique qual a principal responsabilidade do agente prisional em um estabelecimento penal, e descreva como a mesma deve ser executada. (1,0 ponto).
Manter a ordem no estabelecimento prisional, sendo executadas com responsabilidade e comprometimento as normas inerentes ás suas funções com ética, atenção e responsabilidade ao trabalho de equipe fara a diferença na segurança pessoal e coletiva da unidade, criando desta forma dificuldade para ocorrência de quebra da ordem publica, da disciplina, exposição ao perigo comum e oportunidades de fuga.
b) Descreva em um texto, entre 10 e 18 linhas, as principais causas de um evento de crise no sistema prisional e suas consequências. (1,5 pontos)
O sistema penitenciário brasileiro vem sofrendo cada dia mais com falta de manutenção nestes estabelecimentos. O governo não tem levado em consideração as vidas que ali convive, a falta de investimentos na melhoria das celas tem deixado a desejar, levando assim a superlotação, como outros motivos de má alimentação e tratamento mais digno e humano. A superlotação tem sido o motivo mais vulnerável para um evento de rebelião, pois os apenados estão fadigados por falta de espaços e privacidade nas celas. Então toda essa consequência são motivos para desestruturar a ordem no sistema prisional, como motins e rebeliões, pois, se sentem coagido e reprimido numa cela praticamente jogado, como se fossem animais e não humanos repleto de dignidade como deveria ser tratados.
c) Pesquise, em seu Estado ou município, a ocorrência de um evento de crise em um estabelecimento penal, e disserte em um texto, entre 15 e 25 linhas, quais as principais causas e consequências deste evento, e os procedimentos que os agentes prisionais adotaram e/ou deveriam ter adotado durante o processo de solução e contenção desta crise. (2, 5 pontos)
No presidio Urso Branco, que está localizado na cidade de porto velho em Rondônia, preso fizeram motim visto que a comida estava estragada, e queriam que os detentos enjerisse assim mesmo. Os detentos ficaram revoltados com tal situação e fizeram um motim, e neste envolveram centenas de presos, e destes 27 foram considerados lideres, os detentos usaram “chuchus” como armas. Os agente penitenciários quando perceberam que haveria preso com chucho em punho, revidaram com disparos de armas de fogo letal, na forma de conter a situação, acabaram que lesionando alguns detentos, um foi morto. Segundo informações, tudo poderia ser evitado se os agentes penitenciários tivesse acionado o GOPE (grupo de operações penitenciário), mas como se omitiram com a tentativa que poderiam obter o controle, mas foram surpreendidos e perderam total controle, colocando suas vidas em riscos. Se estivesse acionado o GOPE, talvez não tivesse chegado nessas condições, pois esse grupo possui treinamento para lidar com este tipo de situações e numa fatalidade dessas, o papel de um negociador é muito importante, se esse profissional tivesse tentado negociar com tais lideres poderia ter amenizado ou ate mesmo acabado com o motim.
2. Leia atentamente o texto a seguir:
O uso de tecnologias no sistema prisional permite otimizar o aparato de segurança empregado na custódia de presos, contribuindo para a eficiência, qualidade e cumprimento das normas de funcionalidade dos estabelecimentos penais, assim como auxilia em procedimentos que visam preservar a vida dos atores que compõem a comunidade prisional, a manter a ordem nos estabelecimentos penais e também a conservar os bens públicos.
A partir do
...