Selo Verde
Dissertações: Selo Verde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinefs21 • 26/5/2014 • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 1.279 Visualizações
Programa Ambiental Selo Verde
Conhecido como o Programa de Rotulagem Ambiental (ISO-14020), o Selo Verde é um entre a série de normas de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14000 que determina e garante a qualidade e a procedência de produtos, empresas e processos produtivos de acordo com as normas pré-estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO).
A principal diferença entre as duas normas é que a primeira certifica o produto e a outra, seu processo produtivo.
Conceitos Básicos do Selo Verde
O que é:
É a certificão de produtos adequados ao uso que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação aos outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.
Exemplos de Selos Verdes:
Objetivos:
Promover a melhoria da Qualidade Ambiental de produtos e processos mediante a mobilização das forças de mercado pela conscientização de consumidores e produtores.
Encorajar os produtores a adotarem práticas ambientais mais corretas;
Desenvolver competição entre os produtores para estimular avanços ambientais no setor;
Orientar os consumidores na compra de produtos que tenham menores riscos e impactos ambientais em relação a outros produtos da mesma categoria disponíveis no mercado;
Permitir que os produtos etiquetados possam estimular o consumo sustentável e os modelos de produção, através da adoção de políticas públicas e vendas e compras verdes.
ABNT institui Selo de Certificação Ambiental
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) restabeleceu o programa Selo Verde, uma certificação que atesta quais produtos e serviços são mais ambientalmente amigáveis, por meio de uma marca colocada no produto. Intitulada Rótulo Ecológico ABNT , a ação consiste em uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental e que visa informar os consumidores sobre quais produtos são menos agressivos ao meio ambiente.
Vantagens de Possuir o selo verde
Com os consumidores cada vez mais conscientes sobre as questões ecológicas, os atributos ambientais tornaram-se um dos diferenciadores na escolha de produtos. Para atender esta necessidade, proliferam, cada vez mais, os rótulos ambientais (selos verdes), pois estes são o elo de comunicação entre o fabricante e o consumidor.
• Intenção dos Selos
Os rótulos ambientais são selos que visam dar informações ao consumidor a respeito do produto. A rotulagem ambiental caracteriza-se por um processo de seleção de matérias-primas produzidas de acordo com especificações ambientais. O selo verde identifica os produtos que causam menos impacto ao meio ambiente em relação aos seus similares.
Alguns selos verdes partem do próprio fabricante que procura demonstrar os aspectos ambientais positivos do produto, visando a conquista dos consumidores. Estas informações nem sempre são verdadeiras.
• Algumas garantias
Outros selos são concedidos por organismos certificadores que fiscalizam e comprovam as informações. É a denominação mais comum para a marca do Forset Stewardship Council, o FSC. Esse selo pode ser reconhecido internacionalmente pelos consumidores de madeira e produtores derivados, como móveis e estruturas para a construção civil. Desta forma o comprador pode ter certeza que adquiriu um produto que não agride as florestas tropicais.
• Como Surgiu
O Selo Verde surgiu a partir da crescente preocupação ambiental dos consumidores, principalmente do mercado europeu. Foi quando governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais. Ficou definido que as madeireiras que possuem o selo verde deveriam comercializar apenas produtos retirados das florestas de forma ambientalmente correta e enquadrados em um plano de manejo certificado por organismos internacionalmente reconhecidos, como o FSC.
Criado inicialmente para o setor madeireiro e consequentemente o moveleiro, muitos outros setores estão criando seu próprio selo. Entre eles estão os fabricantes da linha branca, que possuem normas próprias. A norma vale para refrigeradores, condicionadores de ar, freezers, fogões e fornos a gás. A iniciativa dos fabricantes de produzir aparelhos ecologicamente corretos também atende à demanda dos consumidores.
• Consumo cresce
De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto com selo verde.
Outro selo verde foi lançado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que o concede as empresas do setor, incluindo as reparadoras de veículos, que atendam aos requisitos exigidos, destacando-se a economia de energia e tratamento de resíduos.
• Opção pelo selo verde
Quando o consumidor opta por produtos certificados, ele demonstra
...