Senciencia Animal
Pesquisas Acadêmicas: Senciencia Animal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolo • 9/4/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Senciência Animal
Senciência é o termo usado para denominar seres que possuem a capacidade de ter sentimentos associados à consciência.
Quando abordamos esse assunto, muitos são bastante críticos em relação à vida emocional dos outros animais menos “complexos” que os seres humanos, exigindo prova cientifica para confirmar que tais espécies são sencientes, porém também não há prova da não existência de seres sencientes. Como exemplo, o filósofo René Descartes que buscava explicar o comportamento animal sem existência de sentimentos. Já Charles Darwin, tinha uma visão contrária de Descartes. Ele afirmava não ter diferença entre o ser humano e os outros animais em termos de faculdades mentais, visando que “formas de vida mais complexas evoluíram a partir de vidas mais simples e o valor da senciência para a sobrevivência da espécie”.
Para implicar práticas corretas de bem-estar animal é necessário obter conhecimento da senciência dos animais, pois, o bem-estar não é somente físico, mas, também é psicológico e emocional. A maior responsabilidade do Médico Veterinário é promover alto grau de bem-estar aos animais, evitando o sofrimento potencial baseando-se no bom senso.
E quais animais são sencientes? Cientistas defendem que não se pode excluir a senciência nem em artrópodos e moluscos. Para ter base se um animal é senciente ou não, devemos usar da abordagem comportamental e a abordagem neurológica, capacidade de aprendizado e memória. Sencientes ou não, os animais tem o direito de serem tratados com ótima qualidade de vida, porque como eles podem sentir felicidade, eles também podem sentir dor, medo, angústia e sabem quando esta chegando a hora de serem abatidos.
Caroline Oliveira da Silva, turma 1º A
...