Serviço Social E Política De Saúde No Brasil: Estudo De Uma Experiência Em Um Hospital Universitário
Casos: Serviço Social E Política De Saúde No Brasil: Estudo De Uma Experiência Em Um Hospital Universitário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patriciadantas • 25/11/2014 • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 581 Visualizações
Autor Principal: Viviane Maurício Figueiredo
Orientadora: Inez Terezinha Stampa – Departamento de Serviço Social
Edição, Publicação: 2011.
Resumo:
Considerada uma das áreas de maior empregabilidade para o assistente social, a saúde ao longo dos anos tem reservado um espaço de inúmeras produções acadêmicas na área. Essas produções trouxeram para a discussão do Serviço Social na saúde as atividades desenvolvidas pelos profissionais, o trabalho, a multidisciplinaridade e a integralidade das ações que, cotidianamente podem promover ao usuário do serviço de saúde a possibilidade de acesso a outros direitos sociais. A área da saúde no Brasil passou por marcos de movimentos sociais, como o da Reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde, que hoje se tornou um dos maiores exemplos da idealização e concretização de sistema de saúde pública. Um sistema que garante o acesso universal e acolhe os usuários sob a perspectiva d um conceito ampliado de saúde que compreende o bem estar físico, psicológico e social e interliga a saúde do sujeito a condicionalidades como o trabalho, educação, assistência, saneamento básico e lazer, ou seja, outros direitos e benefícios sociais que completam o atendimento integral ao usuário. Mas este SUS e toda a sua proposta de cuidado em saúde também foi diretamente atingido pelos reflexos de políticas de corte neoliberal e sofreu com as transformações que levaram ao sucateamento dos equipamentos e serviços, bem como da força de trabalho atuante nas unidades de saúde, dentre elas o assistente social. A discussão proposta nesta dissertação tem como objetivo abordar, através de uma análise crítica construtiva da política de saúde e do espaço institucional da saúde, o trabalho desenvolvido por assistentes sociais de uma unidade de saúde pública de um hospital universitário do Rio de Janeiro, numa equipe multidisciplinar.
Estruturação do trabalho: O trabalho se divide em 3 capítulos, contendo no primeiro 3 subdivisões e o segundo e terceiro capítulo contendo 2 subdivisões.
2. Desenvolvimento do trabalho
Em seu primeiro capítulo a autora aborda um breve histórico da trajetória da política de saúde no Brasil a partir da década de 1930 até o ano de 2011 quando da publicação de sua dissertação, destacando suas transformações e os agentes responsáveis por essa mudança. A autora também explicita a Reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde Brasileiro, chegando ao sucateamento do Sistema e a perspectiva de um novo cenário para a política de saúde no Brasil.
No segundo capítulo a autora fala sobre o Serviço Social e o espaço institucional da saúde como campo de atuação profissional. Na década de 1930 a 1945, quando se deu início a mudança do sistema de saúde e ao surgimento da profissão do Serviço Social no Brasil, o campo da saúde ainda não previa a interlocução do assistente social na saúde, mesmo que a profissão já se pautasse por demandas vindas deste campo. A autora destrincha como se deu a inserção do profissional do Serviço Social na saúde que, atualmente, é o campo que mais emprega a categoria, bem como a importância de sua intervenção na saúde.
No terceiro e último capítulo a autora tem como título: “O Hospital Universitário: lócus privilegiado de atenção à saúde. O campo de pesquisa”. No qual relata toda a experiência vivida no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), seu surgimento, como se dá o funcionamento, que atende todo o Estado do Rio de Janeiro e quais os serviços são prestados na unidade.
Por fim, a autora se sentiu motivada a falar sobre o trabalho do assistente social no campo da saúde, pois além de ser o campo que possui o maior tempo de experiência profissional, é também, a área que contém o maior numero de vagas para o serviço social. A discussão parte da importância de um bom entendimento sobre o sistema de saúde brasileiro, assim como a constante atualização a partir de debates e reflexões por parte da equipe multidisciplinar.
As
...