Siderurgia Verde
Dissertações: Siderurgia Verde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tainan_Muniz • 27/5/2014 • 811 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
FALAS DOS SLIDES
SLIDE 1 – CAPA
Apresentar os membros do grupo, dizer o tema e o título.
SLIDE 2 – SUMÁRIO
“Aqui temos um pequeno sumário do que será abordado nessa apresentação” NÃO LER OS TÓPICOS
SLIDE 3 - INTRODUÇÃO
• Assim como em outras indústrias, a siderurgia também evoluiu segundo as fontes energéticas. No início utilizava-se apenas carvão vegetal. Mas, com o desenvolvimento de outros combustíveis, foi possível criar novos equipamentos, mais eficazes e com maior produtividade (alto forno).
• Atualmente, o combustível mais utilizado na siderurgia é o coque porém ele provoca grandes impactos ambientais e para minimizá-los surgiu o conceito/ideia de siderurgia verde.
SLIDE 4 - SIDERURGIA
• Mas antes de abordar o conceito de siderurgia verde, explicaremos o que é a siderurgia. Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação de aços e ferros fundidos.
• Carvão mineral coque metalúrgico : a partir da mistura de carvões minerais forma-se o coque metalúrgico. (Essa mistura é colocada em um forno por um determinado tempo, formando o coque)
MOSTRAR O COQUE!
SLIDE 5 – USINA INTEGRADA
A usina integrada abrange todo o processo, desde a extracção do minério até os produtos acabados, como podemos ver no fluxograma.
SLIDE 6 – USINA SEMI- INTEGRADA
A usina semi-integrada parte do ferro primário até os produtos acabados.
SLIDE 7 – USINA NÃO-INTEGRADA
A usina não- integrada abrange somente a etapa de redução do minério de ferro (produz ferro gusa).
SLIDE 8 - SIDERURGIA VERDE
“A siderurgia verde consiste no processo de produção de aço utilizando como combustível carvão vegetal proveniente de reflorestamento, ao invés do tradicional coque. “ No Brasil, uma empresa que se enquadra nesse conceito é a Vallourec, situada em BH.
SLIDE 9 - Carvão mineral x carvão vegetal
Nesse slide mostramos uma tabela comparativa das propriedades do carvão mineral e vegetal
CARVÃO MINERAL CARVÃO VEGETAL
- Alto teor de enxofre (prejudica as propriedades do aço)
- Alta resistência mecânica (possibilita a utilização de reatores [altos fornos] maiores)
- Mineração inviável no Brasil (teor de S)
(como dito, o enxofre prejudica as propriedades do aço) - Baixo teor de enxofre
- Baixa resistência mecânica (altos fornos menores)
- Reflorestamento (na siderurgia verde, o carvão vegetal tem que ser proveniente de reflorestamento)
- Reservas renováveis
- Captação do carbono lançado na atmosfera pelas árvores (durante o crescimento das florestas replantadas, as árvores captam carbono da atmosfera para a realização da fotossíntese, compensando parte do carbono lançado na atmosfera durante o processo de redução do minério de ferro).
SLIDE 10 - Carvão mineral x carvão vegetal
No gráfico a seguir, vemos a porcentagem de siderúrgicas que utilizam o coque como combustível (parte em azul) e as que utilizam o carvão vegetal (em amarelo e vermelho). Fica claro que a maioria das empresas utiliza o coque.
SLIDE 11 - Carvão vegetal
As etapas do processo de fabricação do carvão vegetal consistem no plantio da floresta, o corte das arvores e na carbonização da madeira. A carbonização aumenta o percentual de carbono da madeira, diminui a umidade; diminui materiais voláteis e gases não condensáveis.
...