Sincronizar conversa
Seminário: Sincronizar conversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TABITAUANE • 7/10/2014 • Seminário • 430 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
O sincronismo da cadeia de valores é favorecido por ações interdependentes entre seus elos, desde os sistemas de seleção de fornecedores e contratos que colaboram para a escolha dos melhores produtos, prazos e formas de pagamento, até o CRM ou sistema de relacionamento com o cliente.
A Tecnologia da Internet pode melhorar e estender a cadeia de valor, promovendo a cooperação entre a empresa e seus parceiros. A Internet pode contribuir para fortalecer os elos e para coordenar essas cadeias de valor de várias empresas independentes para a produção coletiva de um bem ou serviço, aumentando a vantagem competitiva de uma empresa no mercado.
A utilização de Tecnologias da Informação auxilia no marketing e na inovação, criando produtos e serviços únicos, diferentes da concorrência e difíceis de copiar. Quando falamos sobre diferenciais e inovação, temos sempre que nos lembrar de empresas que se destacam no mercado por serem inovadoras, como a Google, Wall-Mart, Dell, Amazon entre outras.
Os sistemas que suportam a estratégia de diferenciação do produto devem constantemente coletar e analisar dados de seus clientes para melhor conhecê-los e oferecer produtos de seus interesses, além de ser capaz de desenvolver novos mercados para produtos e serviços especializados.
A sinergia é uma das estratégias que deve ser considerada quando tecnologias da informação são utilizadas para melhorar as cadeias de valores e criar inovações, pois compartilhar experiências e mercados pode reduzir custos e aumentar os lucros. A competência distintiva é atividade pela qual a empresa se destaca dos seus concorrentes. Os sistemas de informações colaboram com o compartilhamento de conhecimento entre as unidades de negócios, melhorando suas habilidades.
As empresas operam em um grande ambiente composto por outras empresas, governos e até outros países. As parcerias fornecem alianças de cooperação empresarial por meio do compartilhamento de informações para obter uma vantagem estratégica, além de ajudar as empresas a conseguir novos clientes, encontrar oportunidades de fazer vendas cruzadas e definir metas para seus produtos.
Michael Eugene Porter, professor da Harvard Business School e autor de vários livros sobre estratégias de competitividade, propôs o modelo das cinco forças competitivas: barreiras à entrada de concorrentes; poder de barganha dos compradores; poder de barganha dos fornecedores; bens substitutos e, talvez, a mais significativa entre elas, a rivalidade entre concorrentes.
A Tecnologia da Informação e da Internet pode afetar o impacto das forças competitivas. Ela facilita e, de certa forma, incentiva a entrada de novos concorrentes no mercado, aumenta o poder de barganha dos clientes e também dos fornecedores. Dependendo do tipo de negócio, promove a diminuição de empresas, agregando valor a produtos e serviços, ou mesmo pode provocar sua substituição.d
...