Sindromes Geriatricas
Casos: Sindromes Geriatricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clarywell • 3/6/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Geralmente o idoso frágil experimenta múltiplos problemas de saúde, a doença seja aguda ou crônica resulta de diversos fatores em lugar de uma causa só.
As três Síndromes Geriátricas foram: Síndrome da Imobilização – Dificuldade de deambular (incapacidade de mobilidade) usa andador, dor lombar, há cinco anos, o Sr Jorge recusou-se usar uma prótese total de quadril, queixa-se de cansaço e fraqueza. Tem limitações aos movimentos o que tem gerado empecilho à mudança postural e a translocação corporal, que é um dos maiores problemas dos pacientes idosos, pois resultam em dependência e perda da autonomia, com grande sobrecarga para os familiares e cuidadores, onde se observa no caso do Sr. Jorge.
Durante a doença, o repouso no leito deve ser mantido no mínimo. Quando o repouso no leito não pode ser evitado, o paciente deve realizar os exercícios de amplitude de movimentos ativos e de fortalecimento de membros sadios bem como movimentos nos membros afetados, importante se o trabalho for realizado por um Profissional de Fisioterapia. As frequentes mudanças de posições também ajudam a compensar os riscos da imobilidade, além de prevenir o desenvolvimento de úlceras de pressão. É importante ressaltar também quanto à incontinência urinária, pois está havendo a necessidade do paciente fazer o uso da fralda geriátrica diariamente.
Declínio Cognitivo – Independência e autonomia nas AVD’s, tanto básicas e instrumentais, estão relacionados com a cognição e o humor.
Cognição: permite que o indivíduo possa resolver os problemas do cotidiano, realizar as atividades de vida diária e instrumentais, linguagem, entre outros aspectos.
Humor: desperta o interesse em executar tais atividades.
O Sr Jorge, é um paciente com mais de 65 anos, gênero masculino, incapacidade de mobilidade, tem apresentado episódios de perda de memória e confusão, esposa relata alucinações do idoso e ainda, não reconhece mais o neto.
Instabilidade Postural – essa síndrome tem como principal consequência à elevada incidência de quedas e outros traumas, com suas grandes limitações para a vida e o bem-estar. A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injuria, incapacidade, institucionalizações e morte) que são resultado da combinação de alta incidência com alta suscetibilidade às lesões.
Há cinco anos o Sr. Jorge sofreu uma queda e fraturou o quadril, que não realizou a cirurgia, desde então já teve dificuldade de deambular, dificultando de realizar suas atividades e necessidades diárias. Logo após tornou a cair fraturando o colo do fêmur, esta foi realizado correção cirúrgica. Mas desde então o paciente encontra-se acamado, obtendo cuidados de sua esposa.
...