Sistema Digestório
Trabalho Universitário: Sistema Digestório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavia1122 • 18/8/2014 • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 413 Visualizações
1.0 FUNÇÕES DO SISTEMA DIGESTÓRIO
O sistema digestório destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias alimentares, que asseguram a manutenção de processos vitais que envolve transformações mecânicas e químicas de macromoléculas ingeridas (proteínas, carboidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. Além da eliminação de resíduos alimentares não ingeridos e não absorvidos pelo intestino. Para alcançar tais objetivos o sistema realiza as seguintes etapas:
• Ingestão: Consiste em incorporar o alimento ao sistema digestório, o que envolve a participação da boca Os alimentos sólidos são fragmentados com os dentes em porções cada vez menores.
• Digestão: É o ataque mecânico e químico ao alimento, proporcionando a separação das substâncias nutritivas. Inicia-se na boca e termina no intestino delgado.Há dois tipos de digestão:
Digestão mecânica: Inicia-se na boca e consiste na mastigação, que quebra os alimentos em porções menores, o que facilita a digestão química. No restante do tubo digestório ocorrem diversos movimentos, como os movimentos peristálticos, que possibilitam a mistura e o avanço do alimento ao longo do tubo digestório.
Digestão química: Ocorre na boca, no estômago e no início do intestino delgado. Consiste na atuação de enzimas digestórias, promovendo a degradação de moléculas orgânicas mais complexas em suas unidades básicas.
• Absorção: Consiste na passagem dos nutrientes para a corrente sanguínea e ocorre fundamentalmente no intestino delgado.
• Secreção: É a expulsão das substâncias não digeridas para o exterior, na forma de fezes.
2.0 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
O sistema digestório é composto de dois segmentos:
Trato Gastrointestinal: boca, grande parte da faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Órgãos acessórios: fígado, pâncreas, vesícula biliar.
2.1 Trato Gastrointestinal
2.1.1 Boca
A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Na boca, ocorrem dois processos digestivos importantes:
trituração dos alimentos pela atividade dos dentes (processo físico);
ação da saliva (processo químico).
O bolo alimentar é umedecido e lubrificado pela saliva. Cerca de 1,5 L de saliva é produzido a cada dia pelos três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submaxilares e as sublinguais. A saliva contém a enzima amilase salivar (ptialina) responsável pelo início da digestão do carboidrato amido (polissacarídeo), transformando-o em maltose, um dissacarídeo (glicose + glicose). No entanto, a maior parte do amido é digerida no duodeno.
2.1.2 Faringe
A Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago. Na deglutição, o palato mole (parte posterior da boca, sem o suporte ósseo) é elevado ,bloqueando a continuidade entre a parte nasal da faringe e o restante deste tubo muscular. Deste modo o alimento é impedido de passar a nasofaringe, e eventualmente , de penetrar na cavidade nasal.
2.1.3 Esôfago
O esôfago é um tubo musculoso de, aproximadamente, 25 cm, revestido por tecido muscular liso e involuntário. O bolo alimentar passa pela faringe sob controle voluntário. No entanto, a partir da deglutição (engolir o alimento), o processo é involuntário, ou seja, não depende da nossa vontade. Esse processo denomina-se peristaltismo e determina a movimentação rápida do bolo alimentar para dentro do estômago. O esôfago não atua diretamente na digestão. Ele é apenas um agente condutor do bolo alimentar da boca até o estômago. A musculatura do esôfago provoca a formação de diversas contrações (ondas peristálticas) que impulsionam o alimento ao longo do tubo digestório.
2.1.4 Estômago
No estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar com várias glândulas que secretam suco gástrico. Dentro dele ocorre a digestão inicial das proteínas. Normalmente, ele se esvazia entre 1 e 4h, dependendo da quantidade e dos tipos de alimentos ingeridos. Quando ingeridos sozinhos, os carboidratos deixam o estômago rapidamente, pois não são digeridos nesse órgão. Além da enzima pepsina, o suco gástrico é formado por ácido clorídrico e renina. A digestão química ocorre no estômago. Esta faz o bolo alimentar transformar-se em outra massa pastosa, chamada quimo. O peristaltismo do estômago facilita a ação do suco gástrico e empurra o quimo para o duodeno, a região anterior do intestino delgado. O ácido clorídrico do suco gástrico também tem uma importante ação antisséptica, ou seja, mata um grande número de bactérias que penetram no estômago junto com os alimentos.
2.1.5 Intestino Delgado
A primeira parte do intestino delgado é o duodeno. Dentro dele, o alimento recebe o suco pancreático e a bile. Depois os nutrientes seguem seu trajeto pela porção final do intestino delgado (jejuno-íleo). Após a digestão, as moléculas simples são absorvidas pela parede intestinal e lançadas na corrente sanguínea. Parte das gorduras é absorvida na forma de pequeníssimas gotas que são lançadas nos vasos linfáticos, auxiliando na formação da linfa. A absorção intestinal é facilitada pelas vilosidades intestinais. Além dessas vilosidades, cada célula possui pequenas expansões apicais, as microvilosidades, que aumentam a superfície de contato com os nutrientes, facilitando a absorção dos mesmos.
2.1.6 Intestino Grosso
O intestino grosso é constituído
...