Sistema Respiratório
Dissertações: Sistema Respiratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fatinhacastro • 3/11/2014 • 677 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Sistema Respiratório
Sistema respiratório - é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente.
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratório superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
É Constituído por: Vias Respiratórias; fossas nasais; faringe; laringe; traqueia; brônquios; bronquíolos; alvéolos pulmonares; Pulmões pulmão direito (3 lobos); pulmão esquerdo (2 lobos); a membrana pleura
Fossas Nasais São duas cavidades situadas no interior do nariz. Tem como função:
Filtração do ar – através dos pêlos e cílios
Aquecimento do ar – capilares sanguíneos
Humidificação do ar – glândulas da mucosa
Faringe: Órgão situado atrás da boca e por baixo das fossas nasais.Tem a função de fazer comunicar as fossas nasais com a laringe. É também comum ao sistema digestivo
Laringe: Localiza-se no pescoço. Órgão constituído por cartilagens (tecido elástico e flexível), que comunica com a traqueia. Onde se situam as cordas vocais. As cordas vocais são duas pregas que vibram à passagem do ar expelido pelos pulmões, o que nos permite emitir sons.
Traqueia: Localiza-se à frente do esófago. Canal de 12 a 15 cm de comprimento, formado por anéis de cartilagem, que são incompletos na zona de contacto com o esófago, o que permite que o bolo alimentar seja deglutido sem problemas. Revestida por glândulas produtoras de muco (humidificação) e células ciliadas (filtração).
Brônquios : Constituídos por anéis de cartilagem completos; Revestidos por uma mucosa lubrificante e ciliada.Canais resultantes da bifurcação da traqueia que penetram nos pulmões, ramificando-se no seu interior, em inúmeros bronquíolos.
Bronquíolos: São canais muito finos que terminam em alvéolos pulmonares.
Alvéolos pulmonares Nos alvéolos pulmonares o ar e o sangue estão praticamente em contacto numa grande superfície, dando-se as trocas gasosas: o ar cede oxigénio ao sangue e recebe do sangue dióxido de carbono e água ( libertada sob a forma de vapor). A esta troca dá-se o nome de hematose pulmonar.
...