Sistema de Tratamento de Água
Por: leomino • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.840 Palavras (12 Páginas) • 355 Visualizações
“Sistemas de Tratamento de Água.”
Sumário
- Introdução.
- Fontes de Água.
- Processo de Tratamento.
- Tipos de Tratamentos.
- Controle de Corrosão em Águas Industriais.
- Desaerador de Vapor.
- Referências Bibliográficas.
Introdução
Este trabalho abordará sobre a água para o consumo humano e para o uso nas industrias.
Onde a água é aquerida e ou captada, onde e como são os processo de tratamento, como ela é transportada e armazenada para o seu uso nas cidades e nas industrias.
Fontes de Água
A água para consumo público ou privado pode ser obtida de diversas fontes:
• Água subterrânea profunda - aquela que emerge de alguns poços localizados profundamente no subsolo. Esta terá sido filtrada naturalmente pelas camadas de solo e de rochas, sendo normalmente rica em carbonatos e em cálcio, magnésio, cloretos, além de pequenas quantidades de ferro ou de manganês, o que torna esta água especialmente agradável para beber e cozinhar. Se as dosagens dos elementos químicos forem excessivas para o consumo humano elas podem requerer algum tipo de tratamento especial.
• Água de lagos e reservatórios elevados - localizados na superfície terrestre, em áreas elevadas, onde são restritas as possibilidades de contaminação, se forem devidamente protegidas.
• Águas de rios, canais e reservatórios de planície - na superfície terrestre, em áreas mais baixas, onde são maiores as possibilidades de poluição ou de contaminação. Nesses casos o tratamento, numa Estação de Tratamento de Água pode ficar mais complexo e caro.
A água percorre as seguintes etapas, para chegar às casas e indústrias:
• Captação (coleta)
• Adução (transporte)
• Tratamento
• Armazenamento
• Distribuição
Processo de Tratamento
Na Estação de Tratamento de Água ou também abreviado como “ETA”. É um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte, para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abasto. Antes que a água vá para o sistema de distribuição através de adutoras, ela passa por um processo de tratamento com várias etapas.
O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira as propriedades desejadas que a tornem própria para o consumo.
As estações utilizam grandes formas para deter impurezas maiores como vegetais, depois disso a água segue para uma etapa de floculação quando através de agentes químicos, como o sulfato de alumínio, as partículas de sujeira se aglomerarem e em seguida decantarem no fundo de um tanque.
Em seguida a água passa por uma etapa defiltração, passando através de filtros compostos por carvão, areia e cascalho. Por final, recebe aditivos químicos a qual corrige a acidez da água, o cloro que age como desinfetante e o fluor que é adicionado para reduzir o problema com cáries na população.
Dependendo da fonte da água, uma grande variedade de técnicas poderá ser empregada para esse fim.
A imagem a seguir é de um Sistema de Tratamento de Água.
[pic 1]
Tipos de Tratamento
Existem varios tipos de processo de tratamento de água são:
• Separação / Filtração - embora não sejam suficientes para purificar completamente a água, é uma etapa preliminar necessária.
• Filtros de Areia Rápidos - o uso de filtros de areia de acção rápida, é o tipo mais comum de tratamento físico da água, para os casos de água de elevada turvação. Em casos em que o gosto e o odor possam vir a constituir um problema, o filtro de areia pode incluir uma camada adicional de carvão activado. Recorde-se que os filtros de areia ficam obstruídos após um período de uso e devem ser lavados.
• Filtração com Carvão - Utiliza-se ocasionalmente carvão ativado como meio filtrante, pois geralmente os leitos de carvão são procedimentos de areia e serem como proteção para os leitos de troca iônica. O carvão ativo absorve traços de cloro ou oxidantes que podem prejudicar a resina catiônica e produtos orgânicos que obstruem fortemente resinas aniônicas básicas. O carvão ativo também pode ser utilizado para remover sabores, odores e outras impurezas. Para remoção do cloro: capacidade infinita, não precisa de processo regenerador do carvão. Para remoção de material orgânico dissolvido: capacidade finita.
• Desinfecção - A maior parte da desinfecção de águas no mundo é feita com gáscloro. Porém, outros processos tais como hipoclorito de sódio, dióxido de cloro,ozônio ou luz ultravioleta, também são utilizados em menor escala, dada a complexidade, alto custo e eficácia aquém das necessidades sanitárias do mundo atual. Antes de ser bombeada para os tanques de armazenamento e para o sistema de distribuição aos consumidores, equipamentos de cloração garantem a manutenção de uma quantidade de cloro residual, que continua exercendo a sua função de desinfectante até o destino final. A cloração de águas para consumo humano é considerada um dos maiores avanços da ciência nos últimos dois séculos, podendo ser comparada com a descoberta da penicilina ou mesmo a invenção do avião.
• Coagulação ou Floculação - Neste processo as partículas sólidas se aglomeram em flocos para que sejam removidas mais facilmente. Este processo consiste na formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al(OH)3) que é insolúvel em água e "carrega" as impurezas para o fundo do tanque.
Primeiramente, o pH da água tem que ser elevado pela adição ou de uma base diretamente, ou de um sal básico conhecido como barrilha (carbonato de sódio):
• Base: NaOH(s) → Na+(aq) + OH-(aq)+ (5) = 78(N3)
• Sal básico: Na2CO3(s) → 2 Na+(aq) + (CO3)2-(aq)= 32+(Ho6)
...