Sistema de contabilidade contabilística e contabilística
Tese: Sistema de contabilidade contabilística e contabilística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacaueeverton • 11/3/2014 • Tese • 2.134 Palavras (9 Páginas) • 344 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Introdução
Contabilidade gerencial como sistema de informação contábil.
A Contabilidade Gerencial é definida pela a CVM e o IBRACON, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover à seus usuários, por meio de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.
Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.
O fluxo da informação é um recurso considerado estratégico. Já que uma das dificuldades está no processo de comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, onde o nível de entendimento dos problemas acaba sendo pequeno. A solução para determinados tipos de problemas está no aumento da comunicação interna e externa, que visam a eliminação das barreiras em relação ao fluxo de ideias, e à informação sobre problemas que contribuirão para a melhoria da empresa.
Passo 2
Arquitetura de um Sistema de Informação contábil Gerencial.
Necessidade como informação e planejamento e controle são dois pressupostos básicos, que a informação contábil precisa para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa.
A informação deve ser tratada como um produto que esteja disponível para o consumo. Ela deve ser desejada, para ser necessária. Porém para ser necessária, dever útil. A necessidade é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, por isso a informação dever ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial é aquele que sabe perfeitamente que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades dos outros. Para que um sistema de informação contábil seja ativo dentro de uma entidade, é de extrema importância o apoio da alta administração da organização.
Entretanto a necessidade da informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.
Fundamentos de um sistema de informação contábil.
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil venha prevalecer dentro de uma empresa. São eles: Operacionalidade, integração e custos da informação.
Operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos. As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional, são relatórios necessários e entendidos por quem os utilizam.
Suas principais características são: relatórios concisos e elaborados de acordo com a necessidade do usuário, coletando as informações objetivas e de fácil entendimento pelo usuário.
Abrangência do sistema de Informação
Um sistema de informação contábil gerencial tem que abranger todas as áreas de contabilidade, além de incorporar todos os dados quantitativos necessários para a mensuração e análise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa.
Além disso, o sistema deve prover todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos de informação pretérita, informação presente, informação pretérita atualizada e informação futura, com análises percentuais.
Áreas contábeis abrangidas pelo sistema:
Contabilidade financeira: a importância desse segmento do sistema de informação contábil é de vital importância, pois ele contém a arquitetura básica dos planos de contas e os lançamentos, elementos importantíssimos para a continuidade e integração do restante do sistema.
Contabilidade em outras moedas: mesmo que em menor escala, ainda existe inflação no Brasil, isso obriga as grandes empresas á manutenção de subsistemas de contabilidade que tendem fornecer informações contábeis comparativas ao longo dos meses e anos. Dessa forma as empresas costumam utilizar dois ou mais tratamentos básicos especializados na inflação e correção monetária, são eles: Contabilidade pelos procedimentos da correção Monetária Integral, que são para as empresas quem Capital aberto, ou seja, possui obrigatoriedade de apresentação dos demonstrativos contábeis. E Contabilidade em moeda estrangeira; Mesmo que a entidade não tenha relacionamento direto com o mercado estrangeiro, terá que usar desse subsistema, pois com a globalização a linguagem monetária atual é o dólar e também o euro,. Portanto esse subsistema deverá estar presente no sistema de informação contábil de toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho.
Contabilidade Tributária: abrange a apuração, a gestão e o planejamento tributário, abrange também o âmbito da contabilidade gerencial, uma vez que qualquer decisão tributária afeta diretamente os negócios da empresa, a elevada carga tributária do país enfatiza ainda mais a importância da integração entre as decisões gerenciais e as decisões tributárias.
Administração financeira e orçamentos: esse subsistema alcança níveis de responsabilidades dentro da empresa, pois ele dá a oportunidade á contabilidade de mostrar uma prévia futura das informações contáveis, em se falando de orçamentos e financeiro.
Contabilidade Divisional: é um subsistema que apura, controla e gerencia as unidades de lucros e de investimentos da empresa.
Passo 3
Passo 4
A contabilidade por responsabilidade é caracterizada quando o sistema de informação contábil gerencial permite identificar os elementos patrimoniais e os resultados de partes da empresa, associando casa parte a um gestor responsável, que terá a responsabilidade de prestar contas dos elementos patrimoniais e de resultados junto à administração central da empresa.
O sistema de informação contábil deve ser estruturado para poder responder as necessidades de informações que permitam a mensuração dos resultados econômicos de cada segmento do negócio identificado e consequentemente avaliar o desempenho desses gestores por meio do resultado alcançado. Um sistema de informação é composto por uma série de dados que possibilita a tomada de decisão, interagindo-se com diversos níveis de departamentos,
...