Sociedade moderna
Seminário: Sociedade moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani.ferreira • 11/3/2014 • Seminário • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 216 Visualizações
ATIVIDADE 1
A sociedade moderna vem passando por inúmeras e rápidas mudanças, e isto da – se pelas inovações tecnológicas, nas ultimas décadas podemos perceber a evolução das tecnologias da informação, inclusive no âmbito escolar.
Quando os primeiros computadores começaram a ser instalados em meados de 1970, começou – se a fazer referência a eles e a seus usos como computadores na educação, eles vinham acompanhados de impressoras, drivers externos, scanners e em alguns casos câmeras fotográficas e isso foi chamado de TI (tecnologia da informação), alguns anos depois a chegada da internet, as ferramentas de buscas, email, então foi chamado de TICs (tecnologia da informação e comunicação).
Apesar de ter tanta tecnologia ao alcance, ainda é um problemas para muitas escolas o uso dos TICs de forma educacional, o governo brasileiro tem feito vários investimentos mais ainda é pouco, nos últimos anos o Proinfo deu ênfase à implementação de laboratórios de informática nas escolas de ensino médio e, atualmente, concentra seus esforços para a implementação de laboratórios de informática em escolas de ensino fundamental de áreas rurais e urbanas que ainda não dispõe deste tipo de infra-estrutura, além da formação de profissionais.
O governo do Estado de São Paulo a poucos anos lançou um programa chamado Acessa Escola, desenvolvido pela Secretarias de Estado da Educação, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.
O objetivo do programa é desenvolver um programa voltado à inclusão da comunidade escolar na sociedade da informação, utilizando-se dos equipamentos existentes na sala de informática das escolas estaduais, conectados à Rede Intragov do Governo do Estado de São Paulo, o governo oferece aos alunos que trabalham no programa um estágio remunerado para que seja feito Obrigado(a), atendimento ao público que freqüenta o acessa escola, podem participar do programa alunos, professores e funcionários da escola, os computadores são de uso livre e gratuito, podendo ser utilizado por 30 minutos e ao final do tempo podem retornar ao final da fila para acessar novamente, para isso tudo dar certo foram criados algumas regras, todos os usuários precisam ser cadastrados e assinar um termo de adesão, os menores de 18 anos devem ter autorização dos país, e os computadores funcionam no horário escolar.
O programa ainda conta com uma rede de projetos criados pelos próprios alunos que ajuda no desenvolvimento dos alunos e da sociedade.
A forma como os sistema educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no pais, entretanto, o Brasil tem uma taxa de exclusão digital grande, pois a educação brasileira ainda sofre sérios problemas relacionados à inserção e utilização dos TICs, ainda existe uma serie de deficiências que precisam ser superadas para se conseguir alcançar os resultados esperados.
Um dos principais problemas para a utilização das tecnologias da informação na educação brasileira é falta de conhecimento e domínio dessas tecnologias por grande parte dos professores, ou seja, falta treinamento e capacitação, para que essas tecnologias possam ser utilizadas de forma eficaz e preciso que o professor tenha domínio, conhecimento técnico dessas tecnologias e saiba como utiliza – lá integrando – as ao conteúdo, para que possam contribuir com a melhoria do processo de ensino aprendizado, mais para que tudo isso funcione é fundamental que os gestores criem condições favoráveis para a implantação das TICs nas escolas.
Nas escolas particulares a autonomia de gestão é praticamente o oposto do que ocorre nas escolas públicas, prevalecendo uma perspectiva da empresa, que depende do pagamento dos alunos para se manter, crescer, auferir lucros.
Hoje, as formas de ensinar precisam ser atualizadas, o ambiente cultural tornou – se muito diferente do ambiente escolar: os alunos desmotivados aprendem pouco.
Os professores reconhecem que os alunos já não são os mesmos e que eles estão em novo processo de aquisição de conhecimento, ainda desconhecido por eles na escola, e por isso que apesar dos desafios que trazem a instituição escolar, a integração das TICs no cotidiano escolar é essencial para a formação dos jovens.
As TICs vieram abalar as dinâmicas sociais e, com elas, as instituições do saber, estamos diante de um mundo de mudanças que requer dos professores a disposição de enfrentar o desafio tecnológico, tendo em vista superar os problemas da nossa realidade educacional.
Podemos ver claramente que muito ainda tem que ser feito, porém vários indicadores comprovam que a educação será melhor com a entrada dos TICs nas escolas. Alguns professores têm assumido a tarefa de conciliar o trabalho da sala de aula com os recursos tecnológicos, demonstrando preocupação com o uso do computador na escola, dando oportunidade aos alunos de se inserirem no processo inclusão digital.
ATIVIDADE 2
Cada vez mais, as TIC fazem parte do sistema educativo atual, uma vez que a nossa sociedade se rendeu às novas tecnologias. Desta forma, as escolas têm o dever de promover e dispor tecnologias de apoio adequadas ao perfil de funcionalidade dos alunos com necessidades educativas especiais. Através das novas tecnologias, estes alunos poderão ter acesso às mesmas oportunidades educativas que os restantes colegas, além da ajuda no desenvolvimento, facilitando o aprendizado com os recursos de escrita, leitura e pesquisa de informação.
A utilização devidamente planejada e adequada pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular, as TICs são recursos altamente atrativos, instigantes e estimulantes para que o aprendizado dos alunos inclusos consiga inserir-se sem traumas nas escolas regulares, inclusive favorecendo a cooperatividade.
Cabe ao professor, utilizar-se dos meios e instrumentos mais variados que dispuser, de forma responsável e criativa, valorizando as diferenças de cada um, aproximando-os dos demais alunos e à realidade que o cerca.
Os softwares são ferramentas importante para que o aluno exprima as suas ideias e desejos, contribuindo, para o desenvolvimento das suas competências
...