Sociologia - DIREITO Caso 1 Estacio
Dissertações: Sociologia - DIREITO Caso 1 Estacio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: niquemaia • 28/9/2014 • 275 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
Caso Concreto 1 Sociologia
CASO 1
R: O Estudo da Sociologia juntamente com o Direito, permite uma visão mais ampla, mostrando que o Direito não é apenas um conjunto de normas estáticas, mas um fato, uma realidade social, tendo assim que adaptar-se as necessidades, meios e tempo.
CASO 2
TJ/SP AUTORIZA INTERRUPÇÃO DE GRAVIDEZ DE FETO ANECEFÁLICO
a) Relacione este caso ao seguinte comentário de Cavalieri Filho (CAVALIERI FILHO, 2004, p.161): “é por isso que se diz não existir norma jurídica, senão norma jurídica interpretada”.
R: Por que as normas devem atuar em cada caso, de acordo com suas particularidades.
O juiz não pode lidar com um caso de aborto de um feto anencéfalo da mesma maneira que lidaria em um caso de aborto de um bebê sadio e perfeito.
É baseado nesta idéia que Cavalieri afirmou não existir norma jurídica que não seja norma jurídicia interpretada. Pois é baseada na interpretação de cada caso que uma norma será utilizada e assim igualmente interpretada.
b) Nesse sentido, estude a previsão do artigo 5º da LICC e avalie de que forma a Sociologia Jurídica e Judiciária se faz presente?
R: Art. 5°. Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
O juiz, ao aplicar a lei, deve interpretá-la, ou seja, buscar o sentido e o alcance da norma. A interpretação é um mecanismo de uso obrigatório, ainda que a norma seja clara, hipótese em que a interpretação é gramatical ou literal. Segundo o art. 5° da LICC, a interpretação é sempre sociológica, teleológica.
QUESTÃO OBJETIVA
Estão corretas as alternativas: d) III e V
...